Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
UTFem e Colmeia promovem Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino na UTFPR

UTFem e Colmeia promovem Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino na UTFPR

Publicado 11/8/2024, 3:55:43 PM, última modificação 11/8/2024, 3:58:12 PM
Projetos de extensão colaboram para impulsionar temáticas femininas

O Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, 19 de novembro, será celebrado na UTFPR com uma programação diversificada, em atividades presenciais e remotas, realizada simultaneamente em diversos campi. O evento é promovido pela rede de pesquisadoras do projeto Colmeia (Coletivo de Meninas Inovadoras em Ação), uma rede multicampi de projetos de extensão, com apoio do Programa de Empreendedorismo Tecnológico Feminino (UTFem), projeto de extensão sediado no campus Curitiba .

“A programação apresenta as diversas iniciativas em diferentes campi, como Mulheres na Apicultura, de Toledo , Empoderando Vozes, de Cornélio Procópio , o Emíli@s, de Curitiba , entre várias outras”, antecipa a professora Rosângela Stankowitz, coordenadora do UTFem. Em Curitiba , as atividades presenciais ocorrerão nas salas multimeios das sedes Ecoville e Centro.

“O evento busca reforçar o impacto da presença feminina nas ciências, engenharias e áreas tecnológicas, criando uma rede de apoio para as mulheres, de forma a prepará-las para o mercado de trabalho. Está em consonância com o decreto federal 11994/24, que visa promover o empreendedorismo feminino como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento econômico”, explica Rosângela.

Colmeia e UTFem

A Colmeia surgiu a partir de iniciativa do UTFem, em rodas de conversa com estudantes que já participavam de projetos com a temática feminina. “Quando alunas envolvidas, inclusive de outros campi, vieram a Curitiba para conhecer o UTFem, surgiu, a partir de debates, a ideia de montar um coletivo para promover e conectar as iniciativas femininas da UTFPR”, conta Rosângela.

Já o UTFem “é um programa dedicado a fortalecer a presença feminina no universo tecnológico e corporativo, incentivando a interação entre empresas, estudantes e pesquisadoras. Pretendemos sensibilizar para o papel das mulheres nas diversas áreas do conhecimento, promovendo equidade de gênero e transferência de tecnologia”, explica a professora.

“A UTFPR espera contribuir significativamente para um ambiente universitário mais inclusivo e inovador, incentivando o crescimento de futuras líderes no campo do empreendedorismo feminino”, conclui.

Link para acesso ao evento

Site do UTFem










Reportar erro