Notícias
/
Curitiba
/
UTFPR-CT desenvolverá equipamento de energia renovável

UTFPR-CT desenvolverá equipamento de energia renovável

Publicado 11/28/2023, 12:52:11 PM, última modificação 11/28/2023, 1:00:56 PM
Conversor a ser projetado pelo Laboratório de Processamento Eletrônico de Energia é objeto de Acordo de Cooperação com empresa parceira

Legenda: o conversor permite injetar a eletricidade produzida pelas fontes renováveis na rede elétrica convencional. (imagem: LPEE)

O campus Curitiba da UTFPR fechou Acordo de Cooperação Técnica com a empresa NHS Sistemas Eletrônicos. O objeto do contrato é o desenvolvimento de um conversor estático pelo Laboratório de Processamento Eletrônico de Energia (LPEE) da UTFPR Curitiba, aparelho capaz de injetar energia de fontes renováveis em rede elétrica já instalada.

Os professores Amauri Amorin Assef e Daniel Flores Cortez, do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT-CT), que dividem a coordenação do projeto, explicam que um conjunto de aerogerador (turbina eólica), painel fotovoltaico e baterias pode ser ligado à rede elétrica de um imóvel. Porém, para que a energia elétrica produzida por essas formas renováveis possa ser usada na rede da casa ou empresa, é necessário converter tensão, corrente e frequência das fontes eólica, solar e baterias de maneira que estejam adequadas ao uso dos equipamentos eletroeletrônicos, bem como para injeção de energia na rede elétrica de distribuição. É o aparelho que realiza essa conversão que será desenvolvido pelos pesquisadores do LPEE.

Daniel dá detalhes sobre o funcionamento do sistema onde o conversor será utilizado: “o banco de baterias é usado para armazenamento de energia proveniente das fontes de energia alternativas (no caso, eólica e solar). Com esse tipo de armazenamento, é possível utilizar a energia em momentos de escassez ou ausência de geração, como é o caso do período da noite, onde não há geração dos painéis solares. Significa também que a energia gerada poderá ser entregue à rede elétrica de distribuição (ex: Copel), e utilizada para abatimento na conta de energia”.

O Acordo de Cooperação

Conforme o projeto de Acordo de Cooperação Técnica, que tem duração de 14 meses, o repasse total da NHS será de aproximadamente R$ 390 mil. “A parceria da UTFPR com a empresa NHS busca aperfeiçoar os produtos e soluções em energia, adicionando inovações tecnológicas e competitividade no mercado. Em contrapartida, a cooperação com o setor produtivo nacional possibilita a transferência de recursos financeiros para equipar o LPEE, financiar pesquisas e bolsas a estudantes de graduação e pós-graduação, contribuindo com a qualidade do ensino e o desenvolvimento institucional”, explica o professor Amauri.

Além dos professores citados, o desenvolvimento do conversor contará com a participação dos professores Alceu André Badin, Roger Gules, Eduardo Felix Ribeiro Romaneli, Daniel Flores Cortez e Delvanei Gomes Bandeira Jr. do DAELT; também participam do projeto dois graduandos dos cursos do DAELT e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) e Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE).

Mais informações: