UTFPR-CT inicia XIV Jornada de Formação Pedagógica
Nesta segunda-feira (19), começou na UTFPR-CT, a XIV Jornada de Formação Pedagógica: Cenários e Horizontes para a Educação Tecnológica com oficinas, palestras e encontros voltados para os temas de assédio, inclusão, inteligência artificial e sustentabilidade. O evento se estende até o dia 28 de fevereiro.
Nesse mesmo período, também ocorre a II Semana do Plano Diretor da UTFPR-CT, com oficinas ministradas pela comissão que elabora o Plano Diretor, e o II Somos UTFPR-CT, um espaço para discutir as boas práticas do campus.
Primeiro dia
A oficina “Tecendo redes: diálogos e parcerias na extensão universitária dialógica e emancipatória” foi realizada de forma híbrida e criada como um espaço de diálogo e formação de parcerias entre os programas e projetos de extensão existentes na UTFPR.
Simultaneamente, de forma remota, a universidade realizou oficina sobre tecnologia e subjetividade, com foco na saúde mental do discente em um contexto onde o avanço tecnológico cria a sensação de distanciamento entre professor e aluno.
Nos dias 19, 21 e 23, das 14h às 17h, a UTFPR-CT promove um minicurso de introdução ao LaTex, um sistema de preparação de documentos para produzir artigos, relatórios, apresentações e até livros. Ao longo do curso, os participantes aprenderão conceitos de formatação de texto, inclusão de símbolos, equações matemáticas, imagens, tabelas e referências bibliográficas. O minicurso é remoto e pode ser acessado clicando aqui.
Remotamente, a oficina “Inteligência Artificial - Inovação e tecnologia: ensino de projeto com inteligência artificial”, relatou a experiência em ensino de projeto com uso de inteligência artificial durante uma disciplina do bacharelado em Design.
Assédio
No Auditório da UTFPR, sede Centro, a professora Lis Andréa Pereira Soboll, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrou uma palestra sobre o assédio em sala de aula, seja entre professores e estudantes, ou entre estudantes.
A mesa redonda “Inclusão - Diálogos sobre a inclusão de gênero, raça e diversidade sexual nas universidades”, aconteceu de forma híbrida e contou com a presença de Claudia Bragança Pedro (Assistente social no DEPED/CT), professora Janaína Xavier do Nascimento (Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria), Djankaw Kilombola Marques (Estudante de Pedagogia na UNICENTRO e membro da comunidade quilombola Paiol de Telha), professora Eliane Maio (Universidade Estadual de Maringá), Flávia Maria Cordeiro (Assistente em administração da UTFPR, campus Guarapuava, e presidente da Comissão Permanente de Relações de Gênero na UTFPR) e do professor João Carlos (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE e no Departamento de Educação na UTFPR).
A agenda do evento com a programação e a inscrição para os próximos dias pode ser encontrada neste link.