UTFPR-CT integra novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)
A UTFPR faz parte do novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do CNPq sobre redes de comunicação e Internet das Coisas, o ICoNIoT, em parceria com 20 instituições, como a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP). Representam a UTFPR os professores Thiago Silva, Anelise Munareto e Mauro Fonseca, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI).
O projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias de redes de comunicação e Internet das Coisas, termo usado para definir a conexão de objetos que utilizam internet para comunicação e troca de informações. Assim, será possível viabilizar aplicações e serviços inteligentes, eficientes, seguros e inovadores em áreas estratégicas nacionais.
“Esse tipo de projeto envolve grandes pesquisadores da área no Brasil e no exterior. Assim, aprimoramos nossos laços de pesquisa com essa rede de contatos. Além do benefício para os pesquisadores da UTFPR envolvidos, o projeto também beneficiará alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, pois poderão atuar conjuntamente em atividades do projeto em que estamos envolvidos”, comenta o professor Thiago. Além disso, o INCT pode beneficiar os estudantes com recursos como bolsas e apoio para apresentações de trabalhos em conferências.
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)
O INCT é um projeto temporário com financiamento do CNPq, CAPES e FAPESP e duração de cinco anos com possibilidade de prorrogação. Sem sede física, as atividades ocorrem de forma descentralizada. Para o ICoNIot, em específico, a organização das instituições parceiras é coordenada pela Unicamp.