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UTFPR-CT integra periódico comemorativo da American Chemical Society Publications com a CAPES

UTFPR-CT integra periódico comemorativo da American Chemical Society Publications com a CAPES

Publicado 5/8/2025, 8:50:14 AM, última modificação 5/8/2025, 4:34:26 PM
A coleção celebra o primeiro ano do acordo entre as duas instituições firmado para disponibilizar pesquisas de forma gratuita

O professor Luiz Marcos de Lira Faria, do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI), publicou um artigo, em parceria com as professoras Maiara Soares de Carvalho e Rubia Bottini (DAQBI), na coleção que celebra o primeiro ano do acordo entre a ACS (American Chemical Society) Publications e a CAPES para disponibilizar pesquisas de forma gratuita.

“Considerando trabalhos publicados num mesmo volume, em média, artigos com acesso aberto têm três vezes mais visualizações e downloads, ou seja, de partida a publicação no formato "open access" permite uma maior visibilidade da nossa pesquisa e quem decide se o trabalho é relevante ou não é o leitor que acessa livremente o conteúdo. Sem este acordo da Capes, que viabiliza a publicação "open access" de forma gratuita em periódicos da ACS (American Chemical Society), o custo seria entre 1250 e 3500 dólares, o que impossibilitaria muitos pesquisadores de conseguirem esse tipo de publicação”, explica Faria. O professor conclui que “ações como estes acordos fortalecem em muito a pesquisa nacional, levando nossas conquistas acadêmicas a um maior número de leitores no mundo”. 

A Pesquisa

O trabalho dos docentes envolve a utilização da espectrometria, técnica que mede a interação entre a matéria e a radiação eletromagnética para identificar compostos químicos. Os pesquisadores empregaram um espectrômetro construído com ajuda de um sistema óptico presente em um aparelho antigo de cromatografia líquida, técnica para separar em duas fases os componentes de uma amostra. 

A reutilização do sistema foi um dos pontos principais da pesquisa, pois demonstrou que esse processo de reciclagem dá a oportunidade de ensinar professores e alunos a adquirir e manipular dados a partir de um sensor de luz matriz linear e transformá-lo em informação espectral sem a necessidade de um aparelho de alto custo. 

De acordo com o professor Faria, “No nosso caso, demos um passo além do que é comum neste tipo desenvolvimento, justamente por propor a reutilização de equipamento antigo, que sem este procedimento, viraria sucata. Além da questão de podermos demonstrar como construir equipamentos de baixo custo, mostramos também uma faceta muito importante e pouco valorizada da cultura Maker (movimento que estimula a criação e aprendizado por meio da construção de objetos) que é a possibilidade de reciclagem, o que de fato é muito importante dentro do contexto de uma economia cíclica”.

Além disso, o professor comenta que nesse processo a criatividade foi a parte mais importante, já que em cada etapa de construção um novo desafio aparecia para a equipe solucionar.  “Do ponto de vista didático, fomentar soluções criativas é de fato o que mais nos motiva, e por isso acredito que nosso trabalho está tendo essa visibilidade e reconhecimento num dos mais respeitados periódicos de educação na área de química, que é o Journal of Chemical Education”, comenta.

Journal of Chemical Education


Criado em 1924, o
Journal of Chemical Education é um dos principais periódicos na área de pesquisa e educação em química. As publicações são ferramentas importantes para comunicação entre pessoas no mundo todo, especialmente docentes e discentes envolvidos com a área de química.

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