UTFPR Curitiba recruta pacientes com dor de cabeça crônica para testar dispositivo que pode aliviar os sintomas
Um projeto de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB-CT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba (UTFPR-CT) está recrutando pacientes com dor de cabeça crônica (cefaleia crônica) para participar de uma pesquisa clínica que vai analisar a eficácia de um tratamento inovador para a doença. O estudo, conduzido pelo cirurgião-dentista e mestrando Pedro Bonassoli, busca avaliar se parte das dores crônicas de cabeça pode ter origem em desequilíbrios craniofaciais. Para isso, a pesquisa vai testar o uso de um dispositivo intraoral, semelhante a uma palmilha ortopédica, no alívio significativo das dores.
De acordo com Pedro, a pesquisa pode apontar que “um cirurgião-dentista qualificado deve ser parte essencial das equipes multidisciplinares no tratamento da dor de cabeça crônica”. O cirurgião dentista ressalta a importância dos seus orientadores, Frieda Saicla Barros (Comitê de Ética em Pesquisa) e Henrique Cunha Carvalho (Departamento Acadêmico de Eletrônica), ambos doutores em Engenharia, que foram fundamentais para o desenvolvimento do dispositivo e a validação metodológica da pesquisa. O trabalho já foi apresentado em congresso nacional e tem potencial de grande impacto na saúde pública.
Voluntários
Os interessados devem ter entre 18 e 60 anos, apresentar dor de cabeça crônica há pelo menos seis meses, ter ao menos seis dentes em cada arcada e não utilizar prótese ou aparelho móvel, placa de bruxismo ou aparelho ortodôntico, nem ter feito cirurgias prévias na cabeça.
As coletas de dados são realizadas em consultórios localizados nos bairros Portão, em Curitiba , e em Itaperuçu, na região metropolitana. Para marcar uma consulta, basta entrar em contato com o Pedro via Whatsapp, usando o número (41) 984661950.