UTFPR Curitiba terá bloqueio de 4,5% no orçamento
A UTFPR campus Curitiba sofreu um bloqueio de 4,5% dos repasses do Governo Federal, o que significa um déficit de R$1,6 milhão até dezembro de 2024. O congelamento das verbas é consequência de um bloqueio de R$1,28 bilhão no Ministério da Educação (MEC), realizado no início deste mês para cumprir as metas fiscais. A ação coloca em risco o custeio das universidades federais.
Devido ao bloqueio, o campus Curitiba informa que novas despesas não estão autorizadas, inclusive realização de novos editais de bolsas para estudantes. Da mesma forma, a realização de viagens e a participação em eventos com verbas do campus estão bloqueadas. As bolsas de editais em vigor seguirão com pagamento normal, assim como as despesas empenhadas.
A direção-geral da UTFPR-CT irá se reunir com os chefes de departamento e coordenadores de curso para esclarecer os detalhes orçamentários e as dúvidas da comunidade acadêmica na próxima semana.
De acordo com o Governo Federal, há um cronograma para o desbloqueio das verbas em outubro, porém sem indicação do percentual que será liberado. A comunidade acadêmica do campus Curitiba será informada sobre qualquer alteração neste quadro.
Auxílio estudantil
Segundo a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), os estudantes contemplados pela Etapa 1 do auxílio estudantil seguem recebendo o pagamento do benefício. No entanto, o pagamento da Etapa 2 e da Etapa 3 ficam condicionados ao desbloqueio do orçamento, que pode acontecer a partir de outubro.