UTFPR Curitiba oferta curso de brigadista orgânico para servidores
Nas últimas três semanas, cerca de 80 servidores da sede Centro da UTFPR campus Curitiba participaram de um curso de formação de brigadistas orgânicos. O objetivo foi capacitar os participantes para atuar em situações de emergência, como incêndios e primeiros socorros. Em janeiro de 2025 serão ofertadas novas turmas para os técnicos administrativos que não conseguiram realizar o curso agora. A partir de fevereiro haverá turmas destinadas aos docentes e na sequência serão formadas turmas nas sedes Ecoville e Neoville.
Até o momento, três turmas foram formadas no curso, que tem carga horária de 32 horas, divididas em conteúdo teórico e atividades práticas. Devido ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que permite o trabalho remoto em parte da carga horária, há a necessidade de que todos os servidores realizem o curso, já que é preciso que sempre haja no campus pessoas capacitadas para lidar com situações de emergência.
Corpo de Bombeiros
A formação atende a exigências do Corpo de Bombeiros do Paraná. Segundo o Código de Segurança Contra Incêndios e Pânico, previsto pela Norma de Procedimento Técnico número 017, pelo menos 80% dos funcionários de um prédio, mais um morador de cada pavimento, devem possuir o curso de brigada de incêndio. A empresa Neves Engenharia venceu a licitação para ministrar as aulas na UTFPR Curitiba e as aulas foram responsabilidade da engenheira civil e especialista em segurança do trabalho Adriana Viana Neves.
Curso
Os brigadistas são capacitados para combater e extinguir o fogo e também realizar a evacuação segura das pessoas, conduzindo-as para locais de refúgio através de rotas de fuga apropriadas. As aulas também tiveram conteúdo sobre primeiros socorros, métodos de extinção de incêndios, técnicas de abandono de áreas, além de movimentação, remoção e transporte de vítimas.
Para Lucas Oliveira, servidor da Coordenação de Tecnologia na Educação do campus Curitiba (COTED-CT), “(...) experiência também me ajudou a compreender a relevância da prevenção, já que muitos acidentes poderiam ser evitados com um planejamento adequado e uma postura proativa. Ao final do curso, senti-me mais seguro e confiante para atuar em situações de risco, sabendo que minha ação pode fazer a diferença na proteção de vidas e bens”.