Notícias
/
Curitiba
/
UTFPR Câmpus Curitiba promove curso com professor Fernando Gonzales Rey

UTFPR Câmpus Curitiba promove curso com professor Fernando Gonzales Rey

Publicado 10/23/2017, 1:47:37 PM, última modificação 10/24/2017, 4:34:31 PM

Teve início na manhã desta segunda-feira (23/10) mais um curso oferecido pela Divisão de Cursos de Qualificação Profissional (DICPRO) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com dois dias de duração, "A Teoria da Subjetividade e a epistemologia qualitativa na pesquisa" é realizado no auditório central da sede Centro do Câmpus-Curitiba e destinado a professores, pesquisadores e alunos, bem como à comunidade externa à instituição de ensino.

O objetivo do curso coordenado pela Profª. Maria Sara de Lima Dias, do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais (DAESO), é  capacitar profissionais na análise da dimensão subjetiva da realidade. Ministrado pelo professor Fernando Gonzales Rey, que é Doutor em psicologia pelo Instituto de Psicologia Geral e Pedagógica de Moscou e em ciência pelo Instituto de Psicologia da Acadêmica de Ciências da União Soviética,  a formação tem em sua grade matérias como A dialética subjetividade/objetividade, A categoria sentidos e significados, O campo de pesquisa na área tecnológica e a teoria da atividade e Os processos de construção da informação.

No primeiro dia do curso, o professor fundamentou sua fala em autores como Lev Vygotsky, permeou conceitos como os de Determinismo e Construcionismo Social, contextualizando cada ideia ao seu âmbito histórico. A segunda parte será na terça (23/10), das 09h ao meio dia e das 14h00 às 17h00. A iniciativa é promovida com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e do Núcleo Regional de Curitiba (ABRAPSO).

Reconhecido e premiado internacionalmente, Fernando Gonzales Rey estuda Vygotsky desde que se formou, em Havana, e é hoje professor titular e pesquisador do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UNB). Antes disso,chegou a ser vice-reitor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana. "O que desejo é semear entre meus leitores a audácia criativa e o questionamento: dois atributos essenciais para o desenvolvimento do pensamento humano", escreveu em O Pensamento de Vygotsky, livro lançado pelo professor em 2012.

Mais informações do curso podem ser conferidas no site da DICPRO:
http://www.cursoqualificacao.ct.utfpr.edu.br/radioprotecao.html