Notícias
/
Curitiba
/
UTFPR recebe prêmios no Encontro Nacional de Petróleo e Gás

UTFPR recebe prêmios no Encontro Nacional de Petróleo e Gás

Publicado 9/6/2023, 3:58:15 PM, última modificação 9/6/2023, 4:10:06 PM
Instituição ficou com dois primeiros lugares e uma terceira colocação nas categorias do Student Contest

Legenda: Os trabalhos premiados são do Centro de Pesquisas em Reologia e Fluidos Não Newtonianos (Foto: acervo pessoal).

A UTFPR foi premiada no Student Contest, que destaca os melhores trabalhos da área em Graduação, Mestrado e Doutorado. A premiação ocorreu durante a nona edição  do Encontro Nacional de Construções de Poços de Petróleo e Gás (ENAHPE), realizado em agosto, em Caiobá, no litoral do paraná. O evento contou com palestras e apresentações de temas relacionados à área. 

Os trabalhos premiados da UTFPR fazem parte do grupo de pesquisadores do Centro de Pesquisas em Reologia e Fluidos Não Newtonianos (CERNN) do Departamento Acadêmico de Mecânica (Damec) e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e Materiais (PPGEM). Entre os alunos premiados, dois ficaram no primeiro lugar (em graduação e doutorado) e um em terceiro (mestrado).

Em Graduação, a primeira colocação foi para o estudante de iniciação cientifica, Emiliano Da Cruz, com o trabalho “Impact of Microparticles on the Rheological Behavior of Drilling Fluids” que faz parte da pesquisa desenvolvida pelo pesquisador Luis H. Quitian e supervisionada pelo professor Admilson Franco. A pesquisa levanta questões no campo do petróleo e gás com foco na formulação e caracterização de fluidos de perfuração.

Na categoria mestrado, a UTFPR ficou em terceiro lugar com o trabalho de Giovani Montagnoli com o título “Development of an experimental unit to study column entrapment” coorientado pelo pesquisador Roque Junior e orientado pelo professor Cezar Negrão. A pesquisa mostra a otimização de processos com o aprisionamento da coluna controlando diferentes condições de poço.

O outro primeiro lugar da Instituição foi destaque na categoria Doutorado com o trabalho “Methodology for rheological characterization of complex fluids using in-situ visualization” de Yamid Garcia, com orientação dos professores Eduardo Germer e Admilson Franco. Em seu trabalho, Yamid desenvolveu uma metodologia para correlacionar curvas de escoamento de diferentes fluidos usando técnicas de visualização em condições de escoamento similares às condições de operação em campo.

O ENAHPE 2023 contou com a comissão organizadora do CERNN, da UTFPR, da Sociedade Brasileira de Reologia (SBR) e da Petrobras.