BIOMOL-DV

Publicado 6/17/2021, 3:09:23 PM, última modificação 1/11/2023, 4:02:01 PM
UTFPR-DV recebe doação de kits PCR para detecção de COVID-19 do Rotary Club de Dois Vizinhos

UTFPR-DV recebe doação de kits PCR para detecção de COVID-19 do Rotary Club de Dois Vizinhos (Foto: ASCOM-DV)

No dia 16 de junho de 2021, estiveram na UTFPR os membros do Rotary Clube de Dois Vizinhos - Amizade para assinatura de Instrumento Particular de Doação referente a entrega de Kit de PCR ao Laboratório de Análises Biológicas e Biologia Molecular (BioMol) da UTFPR.

No início de janeiro a UTFPR campus Dois Vizinhos recebeu um lote de 4.000 kits de RT-qPCR advindos do Ministério da Saúde (MS) e posteriormente mais uma remessa foi enviada, totalizando 20.000 kits. No entanto, os kits enviados tinham validade para novembro de 2020, com prorrogação de validade até abril de 2021, e começaram a apresentar falhas no resultado conclusivo, gerando falsos positivos e negativos para a COVID-19. A equipe do laboratório notificou então todos os órgãos/entidades envolvidas apresentando relatório técnico detalhado sobre as falhas encontradas e passou a não mais utilizar os kits que vieram do MS para diagnóstico. Os kits estão sendo utilizados para testes em pesquisas científicas.

Os kits que agora foram doados pelo Rotary Clube de Dois Vizinhos serão essenciais para dar continuidade ao desenvolvimento de testes de diagnóstico molecular da COVID-19 pela técnica de RT-qPCR, o padrão ouro de diagnóstico quando refere ao vírus SARS-CoV-2. Com o material entregue, poderão ser analisadas pelo menos mais 500 amostras da cidade de Dois Vizinhos, que devem suprir a demanda de testagem por aproximadamente 3 semanas.

A prof. Nédia destaca que “todos os testes de detecção do vírus SARS-CoV-2 realizados aqui no BioMol foram destinados ao SUS do município, portanto toda a população está sendo beneficiada com o trabalho feito aqui”.

Vale lembrar que o Laboratório foi oficialmente inaugurado no dia 19 de novembro de 2020, completamente estruturado em nível de Biossegurança 02 para realização de Diagnóstico Molecular de SARS-CoV-2, graças a um trabalho conjunto entre a UTFPR, Rotary International e Rotarys Clube locais de Dois Vizinhos e Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos.  Após a habilitação junto ao LACEN obtida em janeiro, o laboratório vem dando apoio aos diagnósticos moleculares do SUS, bem como trabalhando em várias frentes para o desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas ao SARS-CoV-2. No dia 10 de fevereiro de 2021 a UTFPR passou a integrar a Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular de SARS-CoV-2, organização criada pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) com formalização de convênio em trâmites finais.  Também, está prevista a aquisição de um Sequenciador automático Portátil de DNA e RNA em Tempo Real, que possibilitará a identificação de diferentes cepas do vírus circulantes em nossa região. Nesta temática, são oportunizadas capacitações técnicas a alunos de graduação e mestrado da Universidade, que podem desenvolver seus projetos de pesquisa e dissertações dentro da UTFPR com metodologias e equipamentos de última geração.

Estiveram presentes Suelly Krefta e Claudio Nuernberg - representantes da Fundação Rotária, Silvana Guzzo - Presidente Rotary Clube Dois Vizinhos Amizade e o rotarianos Paulo Violatto, Salete Silva, Alfredo de Gouvea e Sergio Kuhn, que foram recepcionados pelo Diretor-Geral do campus, prof. Everton Lozano e pela professora Nédia de Castilhos Ghisi, responsável pelo Laboratório.

O diretor-geral do campus, prof. Everton Lozano, reforça a importância da parceria com o Rotary Clube “desde que iniciamos as tratativas para a estruturação do BioMol para a realização dos teste de COVID-19 no ano passado, o Rotary se colocou à disposição para a tornar esse projeto realidade, que está funcionando e a disposição de toda a população. E agora mais uma vez, ao relatarmos as dificuldades com relação aos kits para a realização dos exames, fomos novamente agraciados com a empatia e a generosidade do Rotary. Só podemos agradecer todo esse empenho.”

A UTFPR agradece mais uma vez as parcerias e todo apoio oferecido pelo Rotary Clube e toda a sociedade civil da Região Sudoeste, e estamos certos de que a união de todos é muito importante para conseguirmos vencer essa pandemia.