Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
CIÊNCIA NO BAR

CIÊNCIA NO BAR

Publicado 5/9/2023, 3:27:04 PM, última modificação 5/9/2023, 3:28:16 PM
Dois Vizinhos sediará o maior debate de ciência do mundo entre os dias 22 e 24 de maio.

Dois Vizinhos sediará o maior debate de ciência do mundo entre os dias 22 e 24 de maio.

O Pint of Science Brasil é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. O festival reúne pesquisadores e especialistas em bares, restaurantes e cafés para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. O Pint of Science acontece anualmente e simultaneamente em mais de 25 países. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Rapidamente o evento se espalhou pelo mundo e nesse ano será realizado em mais de 400 cidades. No Brasil, 123 cidades sediarão o evento e no Paraná, apenas 10. Dois Vizinhos é a única cidade do Sudoeste do Paraná que sediará o festival, que está sendo organizado pelos professores da UTFPR Campus Dois Vizinhos, Guilherme Bessegato e Raquel de Almeida Rocha em parceria com a Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos.

Com o lema "Um Brinde à Ciência", o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, o evento visa inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.

História do festival

Em 2012 o Dr. Michael Motskin e o Dr. Praveen Paul, dois neurocientistas do Imperial College London, no Reino Unido, organizaram um evento chamado ‘Meet the Researchers’. A ideia foi de  convidar pessoas afetadas por Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas para conhecer o laboratório em que eles trabalhavam e mostrar a estas pessoas o tipo de pesquisa que estavam sendo realizadas.

Foi uma inspiração para visitantes e pesquisadores. Eles pensaram que se as pessoas querem ir aos laboratórios para encontrar cientistas, por que não levar os cientistas para as pessoas? E assim nasceu Pint of Science. Em maio de 2013, eles realizaram o primeiro festival Pint of Science em apenas três cidades do Reino Unido. Ele rapidamente decolou em todo o mundo e agora acontece 26 países.

Pint of Science em Dois Vizinhos

A primeira edição do Pint of Science em Dois Vizinhos vai ocorrer em três locais diferentes: no Box Place (22/05), com a palestra “Inteligência Artificial: o que nos separa da ficção”; no Condado Food Park (23/05) com a palestra “Do esgoto ao copo: bactérias que purificam as águas” e no Boteco da Suprema (24/05) com a palestra “Você já comeu inseto?”. Todos os palestrantes são cientistas, pesquisadores e experts em seus campos de atuação. O evento começa às 19h, todos os dias, é gratuito e podem participar, jovens, adultos e idosos, basta ser curioso e querer matar sua sede por conhecimento.

O festival é uma oportunidade única para o público em geral interagir com a ciência de forma descontraída e divertida, aprendendo sobre as mais diversas áreas do conhecimento e debatendo temas de relevância social. 

A UTFPR Campus Dois Vizinhos convida toda a comunidade duovizinhense e da região para prestigiar o evento, conhecer um pouco mais sobre ciência, os nossos pesquisadores e a universidade.