Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
CIÊNCIA NO BAR

CIÊNCIA NO BAR

Publicado 5/26/2023, 11:31:12 AM, última modificação 5/26/2023, 11:43:52 AM
Pint of Science em Dois Vizinhos: bares lotados para aprender mais sobre ciência

Em Dois Vizinhos o evento foi organizado pela UTFPR e apresentou pesquisas de docentes do campus em três bares da cidade

No dias 22, 23 e 24 de maio, Dois Vizinhos realizou a sua primeira edição do Pint of Science. O Pint of Science (um "copo de ciência", numa tradução livre), é o maior festival de divulgação científica do mundo, ocorre todos os anos simultaneamente no mundo todo e tem o objetivo de levar ciência de forma acessível no ambiente descontraído de um bar. Os pesquisadores têm a oportunidade de aproximar a população da cidade das atividades realizadas na universidade.

O evento é uma marca criada em 2013 na Inglaterra e ocorreu neste ano em 26 países. No Brasil, o evento foi sediado em 123 cidades. No Paraná foram somente 10 cidades e Dois Vizinhos foi a única da região Sudoeste a promover o evento.

Em Dois Vizinhos, o evento foi organizado pelos professores Guilherme Bessegato e Raquel de Almeida Rocha e contou com uma equipe 20 colaboradores, entre eles professores, servidores e alunos. Os temas foram bastante variados para atrair curiosos de todos os ramos da ciência. A Prefeitura de Dois Vizinhos foi apoiadora do evento.

Na segunda-feira, dia 22/05, o Box Place recebeu mais de 150 pessoas que acompanharam a palestra "Inteligência Artificial: o que nos separa da ficção?" do professor Marlon Marcon, que tem mais de 20 anos de experiência na área de visão computacional, modelos de aprendizagem de máquina e aprendizagem profunda.

Na terça-feira, a Professora Marina Celant De Prá contou para o público um pouco da sua experiência com o tratamento de efluentes com bactérias, que a levou a um projeto em parceira com a NASA. A sua palestra, "Do esgoto ao copo: bactérias que purificam as águas", foi realizada no Condado Food Park e recebeu mais de 170 pessoas.

No último dia do Pint of Science em Dois Vizinhos foi a vez do Boteco da Suprema sediar o evento que recebeu a Professora Michele Potrich para falar sobre insetos com a palestra “Você já comeu inseto?”. Os mais de 170 presentes puderam aprender mais com a professora que tem mais de 20 anos de experiência na área de entomologia e até puderam experimentar petiscos de insetos preparados pela palestrante.

Houve muita interação com o público e os curiosos que fizeram perguntas ganharam brindes oferecidos pela organização do evento e pelos bares participantes. Além disso, houve sorteio de brindes e vouchers que foram possíveis devido aos patrocínios dos bares (Box Place, Condado Food Park e Boteco da Suprema) e do Sicoob, Oliart Comunicação Visual, Magali Store, Coperfarma e Imobiliária Tonietto. Durante o evento, os participantes puderam ver demonstrações de experimentos de física e biologia.

A Professora Raquel falou um pouco sobre a oportunidade de organizar pela primeira vez o Pint of Science em Dois Vizinhos: “Foi maravilhoso poder trazer um evento internacional de divulgação científica para Dois Vizinhos. O Pint of Science aproxima as pessoas do conhecimento científico produzido pela universidade e nessa interação com o público não apenas mostramos o que está sendo pesquisado atualmente como também criamos relações para futuras parcerias. É a universidade cumprindo seu papel e se inserindo na sociedade.”

O Professor Guilherme conta que o evento superou todas as expectativas: “Reunimos mais de 500 pessoas nesses três dias de evento, o que é surpreendente para a primeira edição do evento em Dois Vizinhos. Agradecemos o apoio dos bares dos patrocinadores, aos nossos incríveis palestrantes e toda a nossa equipe, além da participação de entidades como a Prefeitura e a ACEDV na divulgação do evento. No ano que vem tem mais e esperamos que possamos atingir ainda mais pessoas de fora da universidade”.

No ano que vem o Pint of Science será realizado nos dias 13, 14 e 15 de maio e novamente Dois Vizinhos receberá o evento por meio da UTFPR-DV.