Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
Extensão Rural

Extensão Rural

Publicado 5/21/2020, 8:56:46 AM, última modificação 1/11/2023, 4:01:50 PM
UTFPR realiza Simpósio sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Extensão Rural em Web Conferência

UTFPR realiza Simpósio sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Extensão Rural em Web Conferência

Mesmo em tempos de pandemia do COVID 19, a UTFPR tem realizado muitas atividades, dentre ela o Simpósio sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Extensão Rural, que ocorreu na manhã do dia 19 de maio de 2020, via plataforma online de conferências (conferenciaweb.rnp.br), neste evento compareceram mais de 75 profissionais da Extensão Rural de cinco estados da federação, pesquisadores, professores e alunos de cursos de graduação e pós graduação da UTFPR campus Dois Vizinhos e Pato Branco.
O evento é uma realização da UTFPR em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-PR, Regional Dois Vizinhos, e teve por objetivo discutir a temática das TICs na Extensão Rural. Foram apresentadas experiências vinculadas a projetos de extensão, ensino, pesquisa e inovação, como o Projeto de Extensão sobre o Uso das TICs na Agricultura Familiar coordenado pelo professor Almir Antonio Gnoatto. Além disso o evento realizou outros debates, como os realizados nos dos simpósios anteriores, semestralmente realizados pela disciplina de Extensão e Comunicação Rural na UTFPR-DV ministradas pelo professor Serinei Cesar Grigolo para discutir as práticas da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
O professor Wilson Godoy do Programa de Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR Câmpus Pato Branco abordou as pesquisas que vem desenvolvendo com as TIC’s na agricultura familiar e sua importância do acesso e uso da internet principalmente em se tratando de um país com dimensões continentais de diferentes regiões e realidades. Na sequência a jornalista e mestre em Desenvolvimento Regional, Andressa Sanssanoviez, apresentou os resultados da sua dissertação sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Extensão Rural: Uma Caracterização no Contexto da Agricultura Familiar cujo objetivo foi caracterizar as formas de acesso, uso e apropriação das TICs pelas famílias agricultoras dos municípios de Pato Branco - PR e Xaxim - SC, analisando possibilidades, limites e desafios para a Extensão Rural no que se refere a temática desenvolvida.
Durante as trocas de experiências do evento sobre a temática das TICs na Extensão Rural, o extensionista Ademar Moreira da EMATER de Minas Gerais, reforçou a dificuldade de comunicação tem interferido na vida dos agricultores e relatou também a iniciativa que a EMATER-MG vem buscando formar redes online compostas por agricultores e extensionistas rurais visando melhorar o atendimento aos agricultores. Experiências com uso das TICs pela Extensão Rural também foram relatadas pelos profissionais do IDR-PR Arnildo Sganzerla e Edivan Possamai.
O Simpósio sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação na extensão rural foi de extrema importância e aprendizagem para todos que estavam presentes, pois foram abordados diversos temas em que a realidade dos produtores rurais foi retratada, onde os mesmos muitas vezes não possuem o acesso de qualidade a internet ou possuem grande dificuldade em seu uso e apropriação. Desta forma, observou-se a importância do uso das TICs como ferramentas no trabalho da extensão rural, principalmente em meio a pandemia onde as visitas físicas ficam impossibilitadas ou difíceis.
Ao final foi constituído um grupo permanente para estudos e trocas de experiências visando melhorar a qualidade da extensão rural e a realização de novas edição do simpósio para a continuação das temáticas e debate do mesmo. Além, da criação de um grupo de conversas entre os interessados em discutir e melhorar a inserção e capacitação dos agricultores familiares.