INCLUSÃO

Publicado 10/19/2020, 6:20:47 PM, última modificação 1/11/2023, 4:01:55 PM
UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos retoma formação continuada, de forma on-line, com profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Dois Vizinhos

No início do mês de setembro de 2020, foram retomada as atividades do Projeto de Extensão “Tensões e contradições do trabalho da coordenação pedagógica: entre as metas propostas pelo INEP e a efetiva aprendizagem dos alunos”, aprovado pelos editais PROREC em 2019 e 2020, sob coordenação da Profa. Rosangela Maria Boeno e da Psicóloga Aline Ariana Alcântara Anacleto Marchesan, desenvolvido em parceria entre a UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos e a Secretaria Municipal de Educação de Dois Vizinhos.

O curso de formação continuada “Conquistas e Desafios do Processo de Inclusão”, que aborda temas referentes a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, é direcionado a Coordenadores, Diretores da Rede Municipal de Ensino (CMEIs e Escolas) e equipe da Secretaria Municipal de Educação de Dois Vizinhos. As palestras (lives) são realizadas semanalmente, nas quartas-feiras, por meio da plataforma Google Meet, ministradas por profissionais na área da Educação, que relatam sua trajetória no ensino, bem como experiências, métodos e procedimentos para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais.

O curso também contará com a presença de uma psicóloga, que discutirá a questão “Transtornos Globais do Desenvolvimento” e, uma palestra ministrada por mãe e aluno cego, para um debate sobre o tema “A pessoa com deficiência e a sua inclusão social e profissional”. Este curso corresponde a uma Ação de Extensão, ofertada pela UTFPR- Câmpus Dois Vizinhos.