Internacionalização
No mês de setembro, a Universidade Sueca de Ciências Agronômicas (Swedish University of Agricultural Sciences), localizada em Umeå, promoveu o curso sobre Política Florestal International: Estado da Arte (State-of-art in International Forest Policy), no âmbito dos cursos de pós-graduação promovidos por aquela Instituição. Foram discutidos os mecanismos de integração e adaptação das leis florestais considerando os interesses distintos dos diferentes países da União Europeia, e as políticas que a Alemanha e Noruega vêm desenvolvendo em países em desenvolvimento, para a redução do desmatamento e a mitigação das mudanças climáticas. O professor do curso de Engenharia Florestal da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos , Dr. Alvaro Boson de Castro Faria, teve oportunidade de participar do evento, com auxílio de recursos do Edital PROGRAD 10/2017.
Também participaram do curso, alunos de doutorado de países como Bulgária, Estados Unidos, Espanha, China, Suécia, Tanzânia e Noruega. “A experiência foi muito proveitosa - argumenta o professor – pois a União Europeia possui um território continental que busca integrar interesses do setor florestal com a agenda ambiental entre os seus diferentes países, e já o Brasil, é um país com área continental que já possui uma legislação fortemente centralizada. Tive a oportunidade de contextualizar a nossa realidade”.
O Edital PROGRAD 10/2017 tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de ações de caráter internacional no ensino da graduação. “Agradeço a UTFPR pelo recurso financeiro, pois a partir desta experiência, será possível propor alterações nas disciplinas de Incêndios Florestais e de Política e Legislação Ambiental, no âmbito da reforma curricular conduzida pelo Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Florestal.