SALA VERDE

Publicado 6/29/2022, 11:43:18 AM, última modificação 1/11/2023, 3:54:31 PM
Sala Verde da UTFPR-DV participa de curso de intercâmbio virtual – VAMOS_Erasmus

Fotos: Equipe Sala Verde - UTFPR-DV

Entre 16 de maio a 13 de junho de 2021, integrantes da Sala Verde do campus Dois Vizinhos da UTFPR participaram de um curso piloto do Virtual Exchange Course Sustainable Cities and Communities (Curso de Intercâmbio Virtual Comunidades e Cidades Sustentáveis). Um curso de intercâmbio virtual é um curso em que, a partir de diversas metodologias online, os participantes colaboram, em parceria, em projetos multidisciplinares. Ele é composto de interações virtuais, síncronas e assíncronas, em que há alunos com variados backgrounds, de diferentes lugares geográficos e com culturas diferentes. São cursos projetados, principalmente, através do método de aprendizado baseado em desafios, com o uso de ferramentas digitais e uma língua escolhida. O aluno tem a oportunidade de se interagir com alunos e professores de outras partes do mundo, sendo uma oportunidade para aprender novos métodos, aperfeiçoar o idioma da interação, aprimorando discussões interculturais.

Esse Virtual Exchange (V.E.) é uma ação do projeto internacional "VAMOS - Virtual Exchange to Tackle Wicked Problems: Latin American and European Collaboration on Education for Sustainable Development", financiado pelo Programa Europeu Erasmus, coordenado pela Uppsala University (Suécia), com a participação de universidades internacionais e brasileiras, incluindo a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, representada pelo campus Curitiba a partir de integrantes da equipe do Escritório Verde, que tem como coordenador o Prof. Dr. Eloy Casagrande Jr.; e pelo campus Dois Vizinhos, a partir de integrantes da Sala Verde, sob a coordenação da Profª Drª Anelize Queiroz Amaral.

O curso virtual contou com a participação de estudantes e pesquisadores da UTFPR dos campi Curitiba e Dois Vizinhos e de outras instituições nacionais. Contou, ainda, com a participação de pesquisadores e alunos internacionais da universidade da Suécia (Europa) e da Universidade Tecnológica de Honduras (América Central). O idioma escolhido foi a língua inglesa, com o uso da Plataforma Zoom para os encontros síncronos; e do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, e outras ferramentas, para as atividades assíncronas.

O objetivo específico desse V.E. foi propor soluções para problemas de duas comunidades, uma de Curitiba; e uma do município de Cruzeiro de Iguaçu, comunidade Foz do Chopim, ambas no Estado no Paraná. No caso de Foz de Chopim, como resultado da colaboração multidisciplinar, alunos do V.E (Brasil, Suécia e Honduras) elaboraram, em equipe, uma proposta de projeto referente à problemática levantada pela comunidade. Trata-se do sistema de esgoto que nessa comunidade é unicamente fossas sépticas construídas sem padronização e os devidos cuidados com o meio ambiente. A proposta elaborada prioriza o meio ambiente por meio da utilização de solo cimento e as devidas análises físico-químicas necessárias.

Além do envio da proposta para a comunidade, a equipe da Sala Verde do Campus Dois Vizinhos passou a desenvolver diversas ações de Extensão no Foz do Chopim que buscam a valorização dos produtos locais e a formação da comunidade em diversas temáticas: formação de educadores ambientais, contação de histórias, utilização de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais, educomunicação e o cuidado com o ambiente.

Do campus Dois Vizinhos, da Sala Verde, foram tutoras do V.E. as professoras Juliana Morini Kupper Cardoso Perseguini, Lilian de Souza Vismara e Siderlene Muniz Oliveira, que atuaram como mediadoras nas atividades síncronas e assíncronas.