Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
PARCERIA INTERNACIONAL

PARCERIA INTERNACIONAL

Publicado 6/23/2023, 9:02:36 AM, última modificação 6/23/2023, 9:03:50 AM
Professoras da UTFPR-DV participam de parceria internacional para o desenvolvimento de ações sobre as mudanças climáticas

Professoras da UTFPR-DV participam de parceria internacional para o desenvolvimento de ações sobre as mudanças climáticas

No dia 05 de junho, durante a X Semana do Meio Ambiente de Guarapuava, as professoras Diesse Aparecida Oliveira Sereia e Mara Luciane Kovalski, ambas do cursos de Ciências Biológicas, assinaram o convênio/parceria do Pacto Mundial Dos Jovens Pelo Clima - Global Youth Climate Pact.

Além das professoras do Campus Dois Vizinhos, também participaram do ato de assinatura do convênio o Prof. Alfredo Pena-Vega, diretor do Pacto Mundial de Jovens pelo Clima, o prof. Fabio Hernandes reitor da Unicentro e a prof. Adriana Takaoka, também da Unicentro.

O convênio é entre o Instituto de Antropologia Política, Centro Edgar Morin e Escola de Altos de Estudos em Ciências Sociais, da França, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Unicentro) e o Núcleo de Educação Ambiental e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Além disso o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná.

 Sobre o Pacto

O projeto “Pacto Mundial de Jovens pelo Clima no Brasil” integra o Programa Internacional do Global Youth Climate Pact, ou Pacto Mundial de Jovens pelo Clima, projeto internacional ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). O programa surgiu em 2014, por ocasião da COP21, está presente no Brasil desde 2015, e tem por objetivo criar um espaço para colocar os jovens no centro do debate sobre clima e meio ambiente e promover suas iniciativas na matéria.

O professor Alfredo Pena-Vega atua há nove anos como diretor do Pacto Mundial de Jovens pelo Clima que reúne jovens em diversos países para discutir medidas de combate às mudanças climáticas e sugerir propostas concretas para serem implementadas em suas regiões, especialmente aquelas de menor renda.

Os jovens e adolescentes serão diretamente afetados pelas consequências e desafios que terão que enfrentar quanto às mudanças climáticas e ao aquecimento global, de forma que sua participação ativa em espaços onde estes temas são discutidos ganha muita importância. A educação possui um papel protagonista neste aspecto e sua promoção é um dos fundamentos do Pacto Mundial de Jovens pelo Clima.

Atualmente a iniciativa está presente em 31 países e em 141 estabelecimentos de ensino, e conta com a participação de 5.058 estudantes, que estão desenvolvendo e trabalhando em diferentes projetos de ação adaptados à realidade local.

Para saber mais sobre o Pacto Mundial de Jovens pelo Clima ACESSE AQUI