PESQUISA

Publicado 5/21/2021, 3:33:47 PM, última modificação 1/11/2023, 4:02:01 PM
UTFPR-DV tem Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos aprovado

UTFPR-DV tem Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos aprovado

Foi aprovado por meio do Ofício nº 468/2021, de 05 de maio, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), o credenciamento do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos. O novo comitê de ética tem como sede física o Câmpus Dois Vizinhos e será composto por pesquisadores dos três Câmpus da UTFPR, localizados no sudoeste do Paraná: Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco. Com a autorização de mais este comitê, a UTFPR conta com três comitês de ética: Curitiba, Dois Vizinhos e Medianeira. Os dois últimos nasceram da descentralização do comitê de Curitiba.

A autorização do novo comitê de ética é uma conquista de grande relevância para a UTFPR, especialmente para os pesquisadores das áreas de ciências humanas, sociais e da saúde. A grande produtividade de pesquisa com humanos em todos os Campus estava sobrecarregando o comitê de ética sediado em Curitiba. Pretende-se com os novos comitês agilizar os processos de tramitação e autorização de pesquisa com seres humanos, atendendo também a comunidade externa que não possui um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

A responsabilidade do comitê de ética vai muito além da questões legais e burocráticas referente a ética em pesquisa com seres humanos. Sua missão consiste em dar segurança ética e legal aos pesquisadores e participantes da pesquisa. Amparados pelas Resoluções nº 466/12 e nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a pesquisa com seres humanos deve partir do princípio ético de que nenhum ser humano pode ser colocado em risco ao participar de uma pesquisa, bem como garantir a liberdade do participante da pesquisa. Neste sentido, o principal papel dos comitês de ética é educativo, ou seja, conscientizar os pesquisadores quanto as suas responsabilidades e o participante da pesquisa quanto seus direitos. Trilhados estes dois princípios com segurança e responsabilidade, isso garantirá ao pesquisador segurança ética e legal no desenvolvimento de suas pesquisas.

A autorização do CEP é mais uma grande conquista para o avanço e desenvolvimento de pesquisas, do Câmpus Dois Vizinhos e consequentemente de toda a região sudoeste.