Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
PESQUISA, INOVAÇÃO e CRIATIVADADE

PESQUISA, INOVAÇÃO e CRIATIVADADE

Publicado 12/14/2022, 2:02:39 PM, última modificação 12/14/2022, 2:05:44 PM
Progress3Bio: explorando ideias que inovam o aprendizado

Com uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos é possível aprender muitas competências e habilidades durante as aulas.

O Projeto Progress3Bio desenvolvido na disciplina de Biomateriais do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UTFPR-DV vem mostrando do que nossos alunos são capazes. Coordenado e criado pela professora Dra. Samara Silva de Souza, a proposta baseada em uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos revela que é possível aprender muitas competências e habilidades durante as aulas.

Cooperação, colaboração, trabalho em equipe, gestão de tempo, liderança, são algumas delas. As equipes precisam planejar, organizar, solicitar materiais (eles recebem a lista de todos os equipamentos, reagentes e vidrarias disponíveis), e executar seus protocolos nos laboratórios do campus para desenvolver um biomaterial. Muita determinação e criatividade ao longo do processo é fundamental. Além disso, busca-se o uso de matérias-primas naturais e de baixo custo. O feedback é fantástico por parte dos alunos e os resultados são surpreendentes. Produtos, embalagens e logos são criados, além do marketing, viabilidade econômica, pesquisa de satisfação e público-alvo. Além da apresentação final de suas propostas, um vídeo de cada biomaterial é criado e publicado no Instagram @biomateriais_utfprdv.

O Projeto Progress3Bio iniciou no segundo semestre de 2019 e de lá para cá, mesmo com a pandemia, vem sendo um dos projetos mais esperados entre os alunos, com um caráter inovador, revelando muita criatividade e um potencial de nossos futuros Engenheiros de Bioprocessos. Em 2020 o Progress3Bio foi um dos projetos destaques do Edital 05/2020 PROREC.

Os alunos aprendem a assumir riscos, solucionar problemas, sair de suas zonas de conforto, e garantir um produto com identidade e potencial de empreendedorismo. São mais de dez itens em que os alunos são avaliados do início ao fim.

Neste ano de 2022 tivemos dois semestres repletos de muitas ideias e aprendizados. Contamos com a participação da professora Francieli Motter Ludovico para avaliar a comunicação e oratória e as Professoras Maristela dos Santos Rey e Paula Fernandes Montanher.

No primeiro semestre de 2022 foram cinco ideias:

  1. Hidratante Multifuncional - Avocado Cosmetics: Um hidratante desenvolvido para acabar com a pele ressecada. Sua fórmula contém abacate, cera de abelha, vaselina e lanolina. Essa combinação poderosa vai fazer uma camada de hidratação sobre a pele, impedindo o ressecamento, e ainda possui vitaminas A, E e C, ação antioxidante, antimicrobiana, antialérgica e antiacne. O hidratante pode ser usado na pele dos lábios, ou qualquer outra parte do corpo que esteja precisando de hidratação, como a região dos olhos e nariz, cutículas e cotovelos.
  2. NanoHAP: Ao incorporar hidroxiapatita a membranas de celulose bacteriana, o grupo inovou ao desenvolver um nanocompósito NANOHAP como biomaterial biodegradável, com a capacidade de tratar efluentes com altas cargas de metais pesados por adsorção, como os efluentes gerados de processos de galvanoplastia. O produto é versátil, podendo ser aplicado diretamente no efluente ou incorporado em sistemas de membranas. Ao possibilitar a obtenção de efluentes muito menos prejudiciais ao meio ambiente, diminui a contaminação do solo e dos recursos hídricos.
  3. Dermomilla Bubble facial: Esferas a base de alginato de sódio e Cloreto de cálcio com o incrível toque de extrato de camomila, proporcionando uma nova experiência para você e sua pele. Produto natural, inovador na área de cosméticos e sem crueldade animal, além de desfrutar do poder revigorado da Natureza.
  4. Sérum Facial Lavare: O produto tem como objetivo tornar o mundo mais cheiroso e jovial. O Sérum da Lavare Cosméticos é um produto a base de alginato, pectina e extrato de lavanda que além de conter propriedades hidratantes e cicatrizantes é vegano e biodegradável.
  5. Shampoo em barra SBAR: As barrinhas de shampoo utilizam 80% a menos de água, usam menos aditivos químicos poluentes em seu processo de produção, é mais concentrado, rende mais lavagens, além de trazer economia ao usuário. Além de ser menos agressivo ao seu cabelo, é amigo do meio ambiente. Nele você encontra, extrato de hortelã, laranja, manteiga de cacau e óleo de coco, com um cheirinho de flor de cerejeira.

Já no segundo semestre de 2022 foram dois projetos:

  1. A BEECeuticals trazendo o conforto da natureza para a sua pele. A SpiruBEE é uma pomada com ação cicatrizante e hidratante, a fim de usufruir dos benefícios da cera de abelha e da spirulina. Foram vários testes e uso de equipamentos para alcançar o produto final. Além de contar com uma embalagem biodegradável.
  2. A SkinCell é um curativo de Nanocelulose bacteriana (NCB) com a Tecnologia Dermafix ® e Aidpropólis®. A partir da incorporação do própolis nas matrizes de NCB foi possível obter um curativo para queimaduras e lesões da pele e devido a atividade antimicrobiana, cicatrizante e por ser biocompatível a própolis favorece a reparação tecidual em menor tempo.

O Ensino pode ser inovador e rico em novos aprendizados e o Progress3Bio vem mostrando que isso é possível.

A UTFPR-DV parabeniza professores e estudantes envolvidos em todo o processo de pesquisa, desenvolvimento e criação dos produtos.