Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
PLANEJAMENTO RURAL

PLANEJAMENTO RURAL

Publicado 12/3/2020, 3:30:22 PM, última modificação 1/11/2023, 4:01:57 PM
Acadêmicos da UTFPR-DV realizam Planejamento de Propriedades Rurais em São Jorge d’Oeste

Reunião geral com todos os membros dia 04/11/20

O planejamento rural auxilia os agricultores na tomada de decisões e na preparação das suas respectivas propriedades para o futuro, fomentando as suas produções e gerando um maior acúmulo de riqueza final.

Nos dias 04 e 11 de novembro de 2020, os alunos da disciplina de Planejamento de Propriedades Rurais (PPR) do 9º período do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV), realizaram um encontro para apresentação e entregar do planejamento aos agricultores participantes, de forma online, através da plataforma Google Meet, devido a pandemia do Covid-19. Os estudantes articularam os conhecimentos adquiridos durante o curso para a realização de diagnóstico, e a partir do mesmo planejaram ações que visam melhorias para a família e suas propriedades rurais.

O planejamento das propriedades foram orientado pelos professores Dr. Almir Antonio Gnoatto e Dr. Serinei César Grigolo, que ministram a disciplina e coordenam o projeto de extensão universitária denominado de Planejamento de Propriedades Rurais na Agricultura Familiar. Ao longo do semestre, os alunos fizeram visitas técnicas a cada uma das oito famílias participantes, para coletar informações para o diagnóstico, realizado por meio de visitas às famílias antes da pandemia e remotamente via uso das mídias digitais. Após o diagnóstico realizado os dados foram analisados e com uso de programa Excel gerando indicadores para cada unidade produtiva. Cada grupo de cinco alunos acompanharam uma propriedade indicada pelo IDR-PR. Os estudos levaram em consideração a situação socioeconômica, ambiental, produtiva e dos sonhos e as expectativas dos agricultores e suas famílias, bem como apontar soluções aos problemas existentes na propriedade rural e sugerir melhorias a curto, médio e longo prazo.

Foram aplicadas metodologias de diagnóstico e de planejamento para obtenção de indicadores, exemplo da dimensão econômica obteve-se a Renda Agrícola (RA), a Renda Não Agrícola (RNA), a Renda por Superfície Agrícola Útil (R$/SAU) e Renda do trabalho, dada pela Unidade de Trabalho Homem (R$/UTH). Também utilizou-se as técnica de planejamento estratégico e viabilidade de projetos como Análise FOFA/SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), do Valor Presente Líquido (VPL), da Taxa Interna de Retorno (TIR) e do Índice de Lucratividade (IL).

Para apresentar o estudo os produtores e suas famílias, foi desenvolvida uma ação de extensão universitária denominada “Encontro de Apresentação das Propostas de Planejamento das Propriedades Rurais” foi desenvolvida pela UTFPR-DV e IDR-PR. O evento online contou com a presença de alunos, professores responsáveis pela disciplina, direção-geral, produtores rurais e respectivas famílias, bem como os parceiros da ação, que foram os profissionais da extensão rural do IDR-PR. O momento oportunizou trocas de conhecimentos, entre acadêmicos e os respectivos produtores de cada propriedade.

O encontro foi realizado de remotamente, proporcionando um engajamento e comprometimento dos alunos, que oportunizou aplicar e aprofundar determinados conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de graduação, e disseminando na prática esses conhecimentos numa dada realidade, contribuindo para a formação desses futuros profissional engenheiros agrônomos. Além disso, possibilitou a realização do Planejamento da Propriedade Rural baseado na realidade e nos objetivos das famílias de produtores entregando ao final, relatórios do estudo para os profissionais de ATER e para os produtores rurais envolvidos.

Para a UTFPR-DV, por meio do Curso de Agronomia, esse evento contribui para o missão da instituição que é de promover o desenvolvimento local e regional. Mesmo diante de todas as dificuldades que estamos passando nesse momento de pandemia, o encontro proporcionou aos envolvidos um ganho substancial tanto no ensino, extensão e relação da universidade com a sociedade.