Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
PLANEJAMENTO RURAL

PLANEJAMENTO RURAL

Publicado 5/26/2021, 5:22:58 PM, última modificação 1/11/2023, 4:02:01 PM
Planejamento Rural é realizado por acadêmicos de Agronomia e Zootecnia da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos

O planejamento rural tem como finalidade auxiliar os produtores na identificação de gargalos e oportunidades, buscando a otimizar a produção e a gestão das propriedades rurais, tornando-as mais eficientes. Com o planejamento rural é possível realizar as devidas melhorarias nas atividades já exercidas e estabelecer propostas de curto, médio e longo prazo, visando a sustentabilidade e sucessão familiar na agricultura.

As atividades de planejamento de propriedades rurais contou com a participação dos 22 alunos de Agronomia e de Zootecnia matriculados na disciplina de PPR - Planejamento de Propriedades Rurais do 9º período do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos e constitui em atividades do projeto de extensão universitária sob a orientação dos professores Dr. Almir Antonio Gnoatto e Dr. Serinei César Grigolo, tendo dois alunos bolsistas vinculados. Inicialmente foram selecionadas cinco propriedades rurais e cada grupo de discentes ficou responsável por uma unidade produtiva.

Ao longo do semestre, os alunos receberam orientações dos professores responsáveis para realizar o diagnóstico, que em tempos de pandemia da Covid-19 ocorreu de forma on-line, por meio de vídeo conferência. Os dados coletados produziram indicadores para cada propriedade. Na dimensão econômica obteve-se a Renda Agrícola (RA), a Renda Não Agrícola (RNA), a Renda por Superfície Agrícola Útil (R$/SAU) e Renda do trabalho, dada pela Unidade de Trabalho Homem (R$/UTH). Também utilizaram as técnicas de planejamento estratégico e viabilidade de projetos como Análise FOFA/SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), Análise de Investimentos utilizando as técnicas de análise como Valor Presente Líquido (VPL), da Taxa Interna de Retorno (TIR) e do Índice de Lucratividade (IL).

Os projetos levaram em consideração a situação socioeconômica e produtiva, os sonhos e as expectativas dos produtores e suas famílias, bem como apontaram soluções aos gargalos e exploraram as potencialidades existentes nas propriedades rurais, sugerindo melhorias, bem como apresentaram estudos para implantação de novas atividades.

Os alunos apresentaram previamente suas proposições à uma banca formada pelos professores especialistas nas áreas a fim de qualificar as ações. Em seguida os estudantes apresentaram aos produtores rurais nos dias 11, 13, 14 e 16 de maio de 2021 de forma on-line via plataforma Google Meet.

Ao final foi disponibilizado um relatório detalhado para a família do planejamento da propriedade.

O evento de devolutiva aos agricultores foi uma iniciativa muito importante para a formação acadêmica e profissional dos discentes justamente por exigir o diálogo, comunicação e posicionamento sobre as intervenções técnicas propostas e seus possíveis resultados. Esta ação de extensão aproxima a universidade da comunidade externa e contribui para promover o desenvolvimento local sustentável e a educação de excelência.