Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
PLANEJAMENTO RURAL

PLANEJAMENTO RURAL

Publicado 1/12/2023, 11:54:59 AM, última modificação 1/12/2023, 11:58:02 AM
Acadêmicos da UTFPR-DV realizam Planejamento Rural em Nova Esperança do Sudoeste-PR

As atividades de extensão em planejamento de propriedades rurais contaram com a participação de alunos de Agronomia e Zootecnia

No ano de 2022 os alunos dos cursos de Agronomia e de Zootecnia da UTFPR Campus Dois Vizinhos, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), da regional de Dois Vizinhos, realizaram o Planejamento em 14 Unidades de Produção no município de Nova Esperança do Sudoeste-PR.

O planejamento rural tem como finalidade auxiliar os produtores na identificação de gargalos e soluções bem como estabelecer propostas de curto, médio e longo prazo.

As atividades de extensão universitária em planejamento de propriedades rurais contaram com a participação de alunos de Agronomia e Zootecnia sob a orientação dos professores Dr. Almir Antonio Gnoatto e Dr. Serinei César Grigolo e de uma banca formada pelos professores especialistas nas áreas afim.

Ao longo do semestre, os alunos receberam orientações dos professores sobre o diagnóstico da produção e sobre os aspectos socioeconômicos, bem como as intervenções propostas.

Os projetos levaram em consideração a situação socioeconômica e produtiva, os sonhos e as expectativas dos produtores e suas famílias, apontaram soluções aos gargalos e exploraram as potencialidades existentes nas propriedades rurais, sugerindo melhorias, bem como apresentaram estudos para implantação de novas atividades.

Ao final dos trabalhos  os estudantes realizaram a entrega do relatório em evento realizado no município de Nova Esperança do Sudoeste, onde contou com a presença do gerente regional do IDR, Arnildo José Sganzerla, o prefeito de Nova Esperança do Sudoeste, Jaime da Silva Stang, o vice-prefeito e secretário da agricultura, Clóvis Fernandes, além da presença de técnicos extensionistas do IDR, produtores rurais, professores e alunos. 

O evento de devolutiva aos agricultores é uma iniciativa muito importante para a formação acadêmica e profissional dos discentes justamente por exigir o diálogo, comunicação e posicionamento sobre as intervenções técnicas propostas e seus possíveis resultados.

Esta, e inúmeras outras ações de extensão, aproximam a Universidade da comunidade externa e contribui para promover o desenvolvimento local sustentável e a educação de excelência.