Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
PLANEJAMENTO RURAL

PLANEJAMENTO RURAL

Publicado 6/27/2023, 4:16:37 PM, última modificação 6/27/2023, 4:17:58 PM
Acadêmicos da UTFPR-DV realizam Planejamento de Propriedades Rurais e entregam à agricultores em evento

Acadêmicos da UTFPR-DV entregam à agricultores o Planejamento de Propriedades Rurais

Alunos da disciplina de Planejamento de Propriedades Rurais (PPR) do Curso de Agronomia da UTFPR-DV, realizaram o PPR em 9 (nove) famílias de agricultores no 1º Semestre de 2023 no município de Cruzeiro do Iguaçu.

O PPR tem como finalidade auxiliar os produtores na identificação de gargalos e propor soluções de curto, médio e longo prazo.

Essas atividades de extensão universitária contaram com a participação dos alunos de Agronomia e de Zootecnia, sob a orientação dos professores Serinei César Grigolo e Almir Antonio Gnoatto e de professores e profissionais especialistas nas atividades agropecuárias de cada Unidade de Produção (UP).

Os alunos formam divididos em 9 (nove) grupos, responsáveis por cada uma das UP, em que conheceram in loco realizando os diagnósticos produtivo/socioeconômicos e ambientais e propondo intervenções.

As propostas levaram em consideração a situação atual, os sonhos e as expectativas dos produtores e suas famílias, bem como apontaram soluções aos gargalos e explorando as potencialidades existentes nas UP, visando aumento da renda e da diversificação produtiva das atividades agropecuárias focadas na horticultura, produção de leite e piscicultura.

Ao final dos trabalhos os estudantes realizaram a entrega do relatório final aos agricultores em encontro realizado no último dia 22 de junho na Praia Artificial em Foz do Chopim no município de Cruzeiro do Iguaçu-PR, que contou com a presença do gerente regional do IDR- PR da região de Dois Vizinhos, Sr. Arnildo José Sganzerla, do prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Prof. Leonir Antônio Gelhen, do Secretário da Agricultura, Sr. Adair Valendorff e Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR-DV, do Prof Vicente de Macedo, além da presença de técnicos extensionistas do IDR, professores e familiares de produtores rurais. 

O evento de devolutiva aos agricultores é uma iniciativa muito importante para a formação acadêmica e profissional dos discentes justamente por exigir o diálogo, comunicação e posicionamento sobre as intervenções tecnológicas propostas e seus possíveis resultados. Esta ação de extensão aproxima a universidade da comunidade externa e contribui para promover o desenvolvimento local sustentável e a educação de excelência.