Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
Reunião Paranaense de Ciência do Solo

Reunião Paranaense de Ciência do Solo

Publicado 3/22/2023, 8:42:27 AM, última modificação 3/22/2023, 8:45:35 AM
UTFPR-DV e entidades parceiras promoverão a 8° edição da Reunião Paranaense de Ciência do Solo

Estudiosos da Ciência do Solo e áreas correlatas se reúnem para apresentar os resultados dos seus estudos na área, avaliar a história e debater os novos rumos a serem tomados

A Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS) é um evento técnico-científico promovido pelo Núcleo Paranaense de Ciência do Solo vinculado à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) e organizado por entidades técnico-científicas vinculadas.

 A RPCS constitui um momento ímpar onde os estudiosos da Ciência do Solo e áreas correlatas de todo o Estado do Paraná se reúnem bianualmente para apresentar os resultados dos seus estudos na área, avaliar a história e debater os novos rumos a serem tomados na agricultura e conservação do estado. Neste ano, a organização do evento está a cargo dos pesquisadores da UTFPR de Dois Vizinhos que contam com a valiosa colaboração de pesquisadores dos Campi Pato Branco, Francisco Beltrão e Santa Helena, e também instituições como IDR-PR, IFPR-Palmas e UNISEP.

O tema da VIII RPCS é “Conservação do Solo e da Água no PR: avanços, retrocessos e (re)usos”. Segundo o coordenador do evento, professor Paulo Cesar Conceição o tema “foi pensado priorizando fomentar o debate sobre os 50 anos do Sistema Plantio Direto, completados em 2022, buscando subsidiar o debate da situação atual desse sistema no PR, bem como os desafios e perspectivas para o seu futuro”. Nessa semana que debatemos o tema "Água" devido ao dia Internacional da Água (22 de março) é importante entendermos o papel do solo na preservação desse recurso tão importante.

A pesquisadora Taciara Zborowski Horst enfatiza o pioneirismo do Paraná na implantação do Sistema de Plantio Direto no Brasil e ressalta “a grande relevância nos debates acerca da agricultura conservacionista e dos desafios para a preservação dos solos produtivos e dos recursos hídricos”. Ela afirma ainda que a VIII RPCS contribuirá enormemente para retroalimentar a discussão sobre esse tema tão importante para os aspectos sociais, econômicos e ambientais do PR.

Segundo os organizadores são esperadas aproximadamente 500 pessoas de todo o Estado do PR, inclusive do norte de SC, Sul do MS e de SP e até mesmo do Paraguai. Os participantes poderão prestigiar várias palestras de profissionais altamente qualificados.

Além disso, já foram recebidos diversos trabalhos técnico-científicos na forma de resumos expandidos que serão apresentados durante o evento e publicados nos anais. Tudo isso, pensado coletivamente para o fomentar o progresso científico da área!

Participe do evento!

Se inscreva através do site https://www.even3.com.br/rpcs2023/ e submeta aproveite para publicar seus resultados de pesquisa como resumo expandido. Mas atenção que o período de submissão de resumos irá de 15 a 31 de março, de forma improrrogável.

Linha do tempo da RPCS:

  • I RPCS (2009) Pato Branco
  • II RPCS (2011) Curitiba
  • III RPCS (2013) Londrina
  • IV RPCS (2015) Cascavel
  • V RPCS (2017) Maringá
  • VI RPCS (2019) Ponta Grossa
  • VII RPCS (2021) Guarapuava (ONLINE)
  • VIII RPCS (2023) Dois Vizinhos