Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
UTFPR sediará evento internacional de cooperação acadêmica entre Angola e Brasil

UTFPR sediará evento internacional de cooperação acadêmica entre Angola e Brasil

Publicado 3/13/2024, 1:58:16 PM, última modificação 9/18/2024, 1:31:18 PM
O II Seminário Socioambiental Angola-Brasil ocorrerá de 3 a 8 de junho.

De 3 a 8 de junho de 2024, ocorrerá o II SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL ANGOLA - BRASIL: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS E SAÚDE, uma iniciativa de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e de Angola que integram a Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU). Nessa edição, que ocorrerá na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no campus de Dois Vizinhos, farão parte da equipe organizadora as seguintes Universidades brasileiras: UTFPR, USP, UFTM, UFPA, UFBA, IFRJ, UEMS e UENF, em parceria com as instituições de ensino superior angolanas: Universidade do Namibe (UNINBE), que sediou o I Seminário Socioambiental Angola - Brasil, em maio - junho de 2023, Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI), Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS) e Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED). O evento contará, no total, com 18 pesquisadores convidados, representando todas as regiões do Brasil, e 14 pesquisadores angolanos de 3 províncias do país.

Segundo os organizadores, o tema desta edição é “Extensão universitária internacional e práticas educativas no contexto socioambiental: como podemos por meio da Educação ambiental e extensão enfrentar as mudanças climáticas?” e o intuito norteador é estabelecer um diálogo intercontinental sobre o enfrentamento às mudanças do clima e as estratégias nacionais de Educação ambiental nos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Como objetivos do evento, constam ainda: dar visibilidade à extensão universitária internacional e aos atores e grupos envolvidos para proporcionar a troca de conhecimentos entre as instituições envolvidas; compartilhar experiências entre ambos os países; propor metodologias inovadoras e participativas na construção de projetos de extensão; fomentar a cooperação entre as instituições envolvidas (solidariedade acadêmica); e fortalecer a formação dos educadores, alunos e demais profissionais de ambos os países (internacionalização).

O evento traz uma ampla programação, com palestras, oficinas, mesas-redondas, sessões de comunicação, visitas técnicas entre outras atividades. O público-alvo é formado por professores e alunos da graduação e da pós-graduação, grupos de pesquisa, professores da educação básica, gestores e conselheiros municipais e demais profissionais vinculados ao campo da Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Saúde.

Para mais informações sobre programação completa, eixos temáticos e realização de inscrição, acesse a https://doity.com.br/rieu2024

Reportar erro