V COINTER

Publicado 10/31/2018, 2:25:23 PM, última modificação 10/31/2018, 2:32:25 PM
O V Congresso Interno dos Estudantes (COINTER) ocorrerá nos dias 02, 03 e 04 de novembro na UTFPR-DV recebendo estudantes de todos os câmpus.

Programação 03/11

O Congresso Interno dos Estudantes da UTFPR (COINTER) foi criado a partir de uma demanda para estabelecer uma entidade representativa, um DCE, e criar uma instância máxima de deliberação dos estudantes dos treze câmpus da UTFPR. 

Seu objetivo é deliberar assuntos pertinente a vida acadêmica e promover união e integração de estudantes de diferentes câmpus que se localizam por todo estado do Paraná.

O COINTER é composto por um delegado e um suplente e ouvintes de cada curso de todos os câmpus da UTFPR, tal delegado tem direito a um voto dentro das pautas de Sessões Plenárias, tornando todas as decisões do Congresso democráticas e representativas. Além disso, as eleições do DCE Estadual UTFPR se dão no evento, onde cada campus faz a indicação de quem vai compor a nova chapa. O COINTER traz atividades que dá voz e espaço para os estudantes encaminharem de suas demandas de forma autêntica, representativa e democrática. 

Em 2014 ocorreu sua primeira edição no câmpus Campo Mourão onde se estabeleceu a primeira gestão do DCE Estadual UTFPR, desde então o evento anual tem tomado proporções cada vez maiores, passando pelos câmpus de Toledo, Cornélio Procópio e Pato Branco. 

Uma das maiores conquistas do COINTER foi a ocupação das cadeiras discentes dos conselhos COUNI, COGEP, COEMP e COPLAD em 2017, no IV COINTER - Pato Branco. Onde todos representantes foram eleitos através de votação de delegados (as) de todos os cursos de todos os câmpus da UTFPR. Nesta quinta edição, o câmpus Dois Vizinhos sediará o COINTER, diferente das outras edições serão três dias de eventos, contando com mais tempo de Plenárias e Grupos de Discussão, além de contar com novas atividades tentando englobar Projetos, Coletivos, Diretório Central dos Estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Empresas Juniores e demais organizações além dos Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos e DCEs. O objetivo é tornar o COINTER cada vez maior e representativo e que ele passe por todos os câmpus da UTFPR fazendo com que os estudantes conheçam a realidade dos demais câmpus. 

Objetivos: O grande foco das Sessões Plenárias é ouvir as necessidades e realidades dos estudantes de acordo com seu câmpus e região, deliberar como instância máxima e dar encaminhamentos dessas necessidades para a instituição através da gestão do DCE Estadual, pelos Conselheiros eleitos, pelas cartas elaboradas, pelas relatorias dos grupos de discussão e pelos pedidos e posicionamento aprovados em plenária. Todas as atividades trazem como proposta a troca de experiências, a discussão, integração e união dos estudantes. 

Programação: O V COINTER contará com Abertura Solene, três Sessões Plenárias, Feiras de Projetos, dois blocos de Grupos de Discussões com diversos temas, Eixos Temáticos, Encontro de Coletivos, Grupos e Organizações, Encontro com Entidades, Culturais e Cerimônia de Encerramento.