Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
VESTIBULAR DE VERÃO

VESTIBULAR DE VERÃO

Publicado 9/4/2023, 10:21:49 AM, última modificação 9/4/2023, 10:23:27 AM
UTFPR Campus Dois Vizinhos oferece 186 vagas em 6 cursos de graduação

Inscrições até 9 de outubro, com provas no dia 19 de novembro

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão da UTFPR Campus Dois Vizinhos, com ingresso para o primeiro semestre de 2024. Ao todo, são ofertadas 186 vagas em seis cursos de graduação: Agronomia, Bacharelado em Engenharia de Software, Engenharia de Bioprocesos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências Biológicas e Zootecnia.

As inscrições para o seletivo acontecem entre 1º de setembro a 9 de outubro, no site da instituição organizadora, por uma taxa de R$ 150. O pagamento pode ser feito até 10 de outubro, por boleto e agora também por PIX.

O pedido da isenção da taxa pode ser feito até 22 de setembro, com o envio da folha resumo da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo. O documento pode ser obtido no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da prefeitura municipal, assinada pelo órgão expedidor.  

edital possibilita que o candidato concorra a até dois cursos, um em primeira e outro em segunda opção. Caso não seja aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, ainda é possível participar da lista de espera de ambos os cursos.

Do total de vagas ofertadas, ao menos metade reservadas para cotas destinadas a quem fez todo o ensino médio em escola pública, incluindo específicas para: renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo; pretos, pardos ou indígenas; e pessoas com deficiência.

Candidatos que ainda não têm a previsão de concluir o Ensino Médio antes do início do período letivo devem obrigatoriamente se inscrever como ‘treineiro’; o que possibilita a realizar as provas apenas com a finalidade de testar os conhecimentos, sem concorrer efetivamente às vagas.

Pessoas que apresentam deficiência ou com necessidades educacionais específicas podem solicitar adaptações razoáveis no período de 1º de setembro a 9 de outubro. Para estes candidatos e para lactantes, será possível solicitar no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.

 A UTFPR oferece programas e bolsas de auxílio estudantil, apoio à participação em eventos, qualidade de vida, pesquisa, inovação e empreendedorismo, além de ter várias opções de cursos de idiomas e atividades culturais e esportivas. Com vários acordos internacionais, os alunos podem, ainda, participar de programas de mobilidade, como os de dupla diplomação, que permitem a obtenção de dois diplomas: um da UTFPR e outro da instituição estrangeira conveniada.

📝 Sobre as provas

De acordo com o edital, vão ser realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e outra de redação em língua portuguesa. Para as questões de Língua Estrangeira Moderna, é permitido escolher entre os idiomas espanhol e inglês no momento da inscrição.

As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus. O ensalamento deve ser disponibilizado a partir de 10 de novembro. A divulgação de resultado está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024, com a publicação da lista de espera na data seguinte.

Você tem 10 motivos para escolher a UTFPR, a universidade com a maior oferta pública de vagas no sul do Brasil! Faça um curso 100% gratuito, livre de mensalidades.

Para saber mais, acesse a página do Vestibular e confira o edital.