Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
Visita Técnica

Visita Técnica

Publicado 3/19/2018, 6:07:35 PM, última modificação 3/19/2018, 6:17:34 PM
Estudantes de Ciências Biológicas visitam Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS

No último sábado, dia 17 de março, 40 alunos do curso de Ciências Biológicas da UTFPR câmpus Dois Vizinhos visitaram o Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS) em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os alunos, na sua maioria, ingressantes no curso, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre ciência, pois o museu apresenta-se em um formato dinâmico e interativo. O Museu possui coleções científicas nas áreas de Zoologia, Botânica, Paleontologia e Arqueologia. Logo na entrada, pode-se observar um esqueleto original da baleia-de-Bryde (Balaenoptera edeni) suspenso no teto, com cerca de 15 metros de comprimento e 95% de ossos originais.
A proposta do museu é despertar a curiosidade e o gosto pelas ciências, valorizando a participação do visitante que, ao se envolver em experiências lúdicas e inusitadas, torna-se protagonista de seu próprio aprendizado.  O MCT-PUCRS também promove a geração e a preservação do conhecimento. Suas coleções científicas abrigam um vasto acervo de fósseis, espécimes representantes de nossa biodiversidade e peças provenientes de escavações arqueológicas, que são objeto de pesquisa de mestrandos e doutorandos provenientes de várias partes do mundo. Os estudantes puderam desfrutar ainda do show de eletrostática, uma experiência "arrepiante" que oferece atividades interativas relacionadas ao cotidiano dos alunos. Neste experimento, o gerador de Van der Graaf, deixou os cabelos dos participantes “em pé”, inclusive das professoras.
Além disso, o grupo pôde visualizar uma réplica do navio H.M.S. Beagle, veleiro no qual o famoso naturalista Charles Darwin, viajou por quase 5 anos, estudando a biodiversidade ao redor do mundo – para desenvolver a Teoria da Evolução, publicada no livro “A Origem das Espécies”. Os alunos puderam tirar fotos junto a uma escultura de Darwin, em tamanho real. Animais empalhados, esqueletos de vários tipos de vertebrados e uma coleção de fetos humanos também chamaram muita atenção.
O Museu interativo tem cerca de 700 experimentos que entretêm pessoas de todas as idades. Transforma conceitos de química, física e matemática em brincadeiras com espelhos, sombras e até um leve choque elétrico. Os futuros biólogos tiveram a oportunidade de entrar no giroscópio humano, usado em treinamento de astronautas, que foi uma das atrações mais concorridas durante a visita.

Reportar erro