Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
Artigo de Grupo de Pesquisa da UTFPR Francisco Beltrão é Premiado em Evento Internacional

Artigo de Grupo de Pesquisa da UTFPR Francisco Beltrão é Premiado em Evento Internacional

Publicado 5/7/2024, 4:36:01 PM, última modificação 5/9/2024, 8:32:35 PM
Pesquisa abordou formas para construção de softwares mais eficientes energeticamente

Créditos da foto: Michel Albonico

Os membros do grupo de pesquisa IntelAgir da UTFPR de Francisco Beltrão, professores Michel Albonico, Paulo Júnior Varela e Adair José Rohling, em conjunto com o professor Andreas Wortmann da Universidade de Stuttgart, Alemanha, receberam o prêmio de melhor artigo no Workshop Internacional em Engenharia de Software para Robótica (RoSE), em Lisboa, Portugal. O RoSE já está em sua sexta edição e acontece como um evento dentro da Conferência Internacional em Engenharia de Software (ICSE), uma das maiores do mundo na área de Engenharia de Software, área de pesquisa do grupo.

O artigo premiado é intitulado "Energy Efficiency of ROS Nodes in Different Languages: Publisher/Subscriber Case Studies", e trata da eficiência energética de diferentes linguagens de programação na construção de software para robótica. O tema vem sendo investigado por diferentes grupos de pesquisa em engenharia de software no mundo, com destaque ao grupo Software e Sustentabilidade (S2 Group) da VU Amsterdam, Holanda, com quem o professor Michel Albonico mantém colaboração desde 2020.

A parceria de pesquisa para o artigo é fruto do pós-doutorado do professor Michel no Instituto de Tecnologia de Controle para Máquinas, Ferramentas e Instalações de Fabricação (ISW, sigla em alemão), da Universidade de Stuttgart, na cidade homônima, na Alemanha. A colaboração iniciou em agosto de 2023 e tem duração de um ano.

Segundo o professor Michel, o objetivo prático da pesquisa é entender, a partir de experimentos, qual linguagem de programação é mais eficiente energeticamente, de acordo com o impacto do software construído no consumo de bateria de dispositivos como celulares, drones e robôs. Esse entendimento atenderia ao forte apelo por construção de softwares mais sustentáveis: ”esse tipo de pesquisa pode servir como base para que programadores construam softwares mais eficientes energeticamente", aponta.

Michel ainda chama a atenção para o impacto energético das Tecnologias de Informação e Comunicação, as chamadas TICs: “No próximo ano as TICs já podem corresponder a 20% do total global de consumo energético. E isso ainda pode aumentar, devido ao crescente uso da inteligência artificial, tecnologia que tende a consumir bastante energia", completa.


Grupo de Pesquisa IntelAgir

O Grupo de Pesquisa IntelAgir surgiu em 2018. O objetivo principal do grupo é realizar pesquisas com aplicação de inteligência artificial e automação em diferentes domínios, com foco em engenharia de software. As principais linhas de pesquisa são:

  • Engenharia de Software
  • Métodos Empíricos na Engenharia de Software
  • Software para Robótica
  • Processamento de Linguagem Natural
  • Inovação Aberta
  • Gamificação

Atualmente participam os pesquisadores e professores da UTFPR de Francisco Beltrão: Adair José Rohling, Flávio de Almeida e Silva, Michel Albonico, Paulo Júnior Varela e Wellton Costa de Oliveira.

O Grupo conta ainda com a colaboração internacional de pesquisadores da Universidade VU Amsterdam (Holanda), Universidade de Stuttgart (Alemanha) e Universidade do Porto (Portugal).

Informações sobre o grupo de pesquisa IntelAgir estão disponíveis em https://intelagir-research-group.github.io/pages/contact

Créditos da foto: Michel Albonico

Reportar erro