CALEM

Publicado 11/24/2017, 11:20:09 AM, última modificação 11/24/2017, 11:21:33 AM
UTFPR promove Primeira Jornada de Língua Francesa

Estudantes e apreciadores da língua francesa podem participar de um encontro que oportunizará um contato diferenciado de aprendizagem. A Primeira Jornada de Língua Francesa, promovida pelo Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem) da UTFPR acontecerá em Francisco Beltrão no sábado, dia 25, nas dependências da universidade, e conta com uma programação voltada à gastronomia e cultura dos países falantes da língua. Outras atividades da jornada foram promovidas no câmpus Curitiba.

O evento será conduzido pelos professores Luciano Lucchetta do francês de Francisco Beltrão e Cláudia Ozon, do Calem de Curitiba. As atividades propostas são pensadas para interação e trazem atividades práticas do dia a dia, o que facilita a compreensão do vocabulário e a estrutura das frases.

Programação da Jornada

8h30 – Ouverture  - Abertura

9h – Le plaisir de manger, le plaisir du marché : les menus de pizza, un menu français, extrait du film Vatel et extrait du film Les triplettes de Belleville

O prazer de comer, o prazer do mercado. Menu de pizza, um menu Francês, extrato do filme “Vatel” e do filme “As Bicicletas de Belleville”

10h30 – Pause-café

Pausa para o Café

11h – Une recette de cuisine

Uma receita de cozinha

12h30 – Déjeuner : On prépare son sandwich (baguette, fromage, jambon, beurre, salade, tomate) avec de l’Orangina « fait maison »

Almoço : Prepare seu sanduíche (pão, queijo, presunto, salada, tomate)

14h – Vous mangez ça ? Combien ?

Você come isso ? Quanto ?

16h – pause-café

Pausa para o Café

16h15 – Présentation du Projet d’Extension de Français 2017

Apresentação do Projeto de extensão

17h – Vidéo témoignage étudiants de Curitiba

Vídeos de estudantes de Curitiba

17h – Semaine de la francophonie : Activité francophonie : le Canada

Semana da francofonia : atividade : O Canadá

18h30 – Clôture - Fechamento

Calem

O Centro de Línguas oferta a língua francesa desde o início de 2016. As turmas são formadas por alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e servidores da universidade e também pela comunidade externa. O ingresso é por meio de edital.

O curso objetiva trabalhar o processo ensino-aprendizagem na compreensão oral (documento sonoro) e escrita (texto) de modo que o aluno chegue a fixar e automatizar as formas linguísticas principais para estabelecer atos de comunicação

Notícia de: 17/03/2017