Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
Desafio Intermodal

Desafio Intermodal

Publicado 9/18/2018, 9:11:59 AM, última modificação 9/18/2018, 9:15:48 AM
Projeto de ciclomobilidade da UTFPR propõe desafio alusivo ao Dia Mundial sem Carro

Com o intuito de avaliar a eficiência dos vários sistemas de transporte em Francisco Beltrão acontece na terça-feira (18) o 2º Desafio Intermodal do município. A ideia é que pessoas que usam meios de transporte diferentes saiam ao mesmo tempo, às 17h40 do Mano Manfroi dois para um mesmo destino. O ponto de chegada será revelado apenas no encontro, para evitar que os participantes tracem uma rota pré-definida, o que poderia interferir nos resultados.Com isso será possível analisar a eficiência de cada um, seja de automóvel, motocicleta, bicicleta, ônibus ou a pé. O desafio é idealizado pelo projeto de extensão Ciclomobilidade, da UTFPR de Francisco Beltrão, em parceria com a Associação de ciclistas beltronense.

O Desafio foi proposto em razão do Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro e em alusão a Semana Nacional da Mobilidade. Além de avaliar a eficiência de qualidade e tempo de descolamento dos diversos meios de transporte o grupo irá avaliar os custos de cada modal testado e apontar potenciais e deficiências no trânsito de Francisco Beltrão.

De acordo com o coordenador do Desafio, o professor da UTPFR, Fernando César Manosso, “não se trata de uma corrida, por isso todos deverão respeitar as leis de trânsito para cada modal e transitar normalmente sem excesso ou redução de velocidade”.

Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato pelo email fmanosso@utfpr.edu.br.

Primeiro Desafio

A primeira edição do Desafio Intermodal aconteceu no ano de 2012 e apontou que em termos de velocidade de deslocamento e agilidade o modal que apresentou melhores dados foi a bicicleta. Foram levantados ainda dados referentes ao custo para se deslocar no trajeto, poluição gerada pelos modais e sugeridas uma série de recomendações.