Enade
Foi divulgado na terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o conceito Enade, que é calculado com base no desempenho dos alunos dos últimos anos da graduação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019. A cada ano um grupo de cursos é selecionado para fazer a prova, sendo que no ano passado foi a vez das engenharias (entre outras áreas). As universidades públicas federais e de cursos presenciais obtiveram os melhores desempenhos em avaliações que medem a qualidade dos cursos de educação superior no país.
No câmpus Francisco Beltrão três cursos passaram pela avaliação e obtiveram resultados de destaque. A Engenharia de Alimentos do câmpus Francisco Beltrão obteve o conceito máximo, nota 5 (excelente), a Engenharia Química obteve o conceito 4 (acima da média) e a Engenharia Ambiental o conceito 3 (médio). A escala varia de 1 a 5.
O diretor de graduação Marcelo Bortoli afirma que “estamos muito felizes com o resultado. Além, de ser conceitos de destaque a nível individual, de curso, quando analisarmos em comparação a média nacional (2,9) e da universidade como um todo (3,9), continuamos em destaque com a média 4 em nosso câmpus”, destaca Bortoli.
Para o diretor-geral do câmpus, Alexandre Alfaro, o resultado é fruto de um conjunto de fatores, desde a qualificação dos docentes, que são em sua maioria mestres e doutores, da infraestrutura de ponta dos laboratórios que são compartilhados entre pesquisa e ensino e da dedicação dos alunos. “Esse resultado não é apenas um número, já que a universidade pública gera inúmeros benefícios para a sociedade com suas pesquisas de ponta, com egressos formados com excelência que fazem a diferença no mercado de trabalho, trabalhando com inovação”, enfatiza Alfaro.
O Enade é um exame feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.
A prova é composta de 40 questões, divididas em formação geral, que avalia aspectos da formação profissional relativas a atuação ética, competente e comprometida com a sociedade em que vive, e componente específico, voltada para as competências, habilidades e objeto de conhecimento de cada uma das áreas de conhecimento avaliadas.
Outros dados
Em todo país, foram avaliados 6.360 cursos de estabelecimentos privados e 2.008 do ensino público. O índice nacional aponta que, mesmo em menor número, as instituições públicas representam 81,4% dos cursos com notas máximas, enquanto as organizações privadas correspondem a 18,6%.
Entre as instituições com conceito ‘5’, a UTFPR e a UFPR lideram o ranking paranaense, com 11 cursos, seguidas pelas universidades estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM), com cinco cursos. No estado, 49 cursos atingiram a nota mais alta, sendo 10 de instituições privadas e 39 de instituições públicas.