Enade 2017

Publicado 11/28/2017, 10:24:18 AM, última modificação 11/28/2017, 10:34:43 AM
Alunos do câmpus participam do Exame para concluintes

Os estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Licenciatura em Informática da UTFPR de Francisco Beltrão realizaram no domingo (26) a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para concluintes. O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é formado por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário. Os cursos escolhidos para prestar a prova são definidos anualmente pelo Ministério da Educação e tem periodicidade máxima de três anos.

Participaram do exame 40 estudantes da Engenharia e 26 da Licenciatura com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo. De acordo com a representante da diretoria de Graduação, Irede Dalmolin, o objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, bem como o desenvolvimento de competências para a formação geral e profissional, e a atualização do estudante em relação à realidade brasileira e mundial.

Os coordenadores dos cursos selecionados, professores e representantes da Diretoria de Graduação estiveram no local de aplicação do exame com o objetivo de apoiar os alunos. “A ideia partiu dos coordenadores e foi uma iniciativa bacana. Ver um professor e receber um apoio no dia da avaliação pode fazer diferença para os alunos”, afirmou Irede.

Estiveram presentes a coordenadora da Engenharia Ambiental, Denise Szymczak e a professora Ticiane Sauer Pokrywiecki, a coordenadora da Licenciatura em Informática, Maici Leite e os professores Gustavo Sato, Rafael Wild e a professora Irede Dalmolin.