Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
Francisco Beltrão será uma das sedes do Festival Pint Of Science Brasil

Francisco Beltrão será uma das sedes do Festival Pint Of Science Brasil

Publicado 4/30/2024, 8:54:59 PM, última modificação 5/2/2024, 2:22:35 PM
Em espaço descontraído, pesquisadores da UTFPR-FB farão apresentações sobre ciência

Aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e divertida. Essa é a ideia do Festival Pint Of Science, evento anual que reúne pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. O evento ocorre simultaneamente em 25 países. Neste ano no Brasil são 179 cidades participantes, e pela primeira vez Francisco Beltrão é uma das sedes. Na cidade o evento será realizado no dia 15 de maio, a partir das 18h30, no Pátio Barley. A entrada é gratuita.

O Festival Pint Of Science foi criado em 2012 na Inglaterra. Em 2015 chegou pela primeira vez no Brasil e vem crescendo a cada ano. Em Francisco Beltrão o evento é organizado em parceria entre a UTFPR, Unioeste e Unipar, a partir do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB). A coordenação é da professora e coordenadora do Mestrado em Engenharia Ambiental da UTFPR Campus Francisco Beltrão, Thalita Grando Rauen. Dos professores pertencentes ao quadro da UTFPR Francisco Beltrão, também participam da organização os docentes Lindomar Subtil de Oliveira, Maici Duarte Leite e Ticiane Sauer Pokrywiecki.

Conforme explica a professora Thalita, a ideia é estabelecer um diálogo aberto e informal entre pesquisadores e o público: “A intenção é apresentar à sociedade, de forma descontraída, pesquisas e conhecimentos que estão sendo produzidos na nossa cidade”. A professora ainda destaca a importância da cidade de Francisco Beltrão ser, pela primeira vez, uma das sedes do evento: “É uma satisfação falar com as pessoas sobre ciência e disseminar conhecimentos produzidos nas Universidades que estão presentes no município. A partir da realização desta primeira edição, queremos que o evento se fortaleça, para que nos próximos anos sejam realizados os três dias de evento, assim como ocorre em outras cidades”, conclui.

A programação contará com apresentações sobre assuntos de ciência - “pitch temáticos”, exposição de projetos das Universidades, além de um “Quiz” com sorteio de brindes. Abaixo a programação detalhada:

  • 19h30 - Início do Evento
  • 20h05 - Mundo Nano no Meio Ambiente [ Thalita Grando Rauen ]
  • 20h10 - Nano Legal [ Juliano Pádua de Oliveira ]
  • 20h25 - Saúde Mental no Contexto Atual [ Thaís Cristina Gutstein Nazar ]
  • 20h30 - Você Conhece o Sexo das Pererecas? [ Rodrigo Lingnau ]
  • 20h35 - Câncer e Agrotóxicos [ Carolina Panis ]
  • 21h20 - Atividade Física em um Estilo de Vida [ Durcelina Schiavani Bortoloti ]
  • 21h40 - Violência Sexual e Obstétrica [ Daniele Prates Pereira ]
  • 21h45 - Infecções e Resistência Antimicrobiana [ Franciele do Nascimento Santos Zonta ]

A UTFPR Francisco Beltrão convida toda a comunidade para participar do evento e conversar um pouco sobre ciência.

Mais informações sobre o Festival estão disponível em pintofscience.com.br.

Na foto: Professora Thalita Grando Rauen - Coordenadora do Pint Of Science Brasil em Francisco Beltrão - Ano de 2024