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Pesquisa de doutorado destaca a importância das universidades para o desenvolvimento regional

Pesquisa de doutorado destaca a importância das universidades para o desenvolvimento regional

Publicado 8/1/2024, 7:21:43 PM, última modificação 8/5/2024, 12:00:03 PM
Estudo analisou a internacionalização da educação superior em cursos de pós-graduação de universidades do Sudoeste do Paraná

Uma pesquisa de doutorado proposta para analisar a internacionalização da educação superior em cursos de pós-graduação de Universidades do Sudoeste do Paraná, destacou a importância das universidades para o desenvolvimento regional. O estudo foi realizado pelo professor e pesquisador Celso Hotz, que é docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Francisco Beltrão, lotado no Departamento de Humanidades (DAHUM), e apresentado no final do ano de 2023, como Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sob orientação da Professora Dra. Isaura Monica Souza Zanardini.

De acordo com o trabalho, há um certo consenso no meio acadêmico e social, de que as melhores universidades do mundo são as mais internacionalizadas. Diante disso, o pesquisador buscou compreender o conceito dessa internacionalização do ensino superior, as perspectivas que orientam esse processo, e o alinhamento dessas perspectivas nos Programas de Pós-Graduação de Universidades da região Sudoeste do Paraná.

Sobre o conceito de internacionalização, de forma geral o pesquisador identificou duas perspectivas antagônicas: a perspectiva hegemônica, representada pela ideia da definição de Universidade de Classe Mundial (World Class University) pelos países economicamente hegemônicos; e a perspectiva não hegemônica, denominada “descolonial”, que se baseia em um pensamento fora do eixo dos países centrais hegemônicos.

Segundo o estudo, pela perspectiva hegemônica, as melhores universidades seriam aquelas que possuem mais ações de internacionalização e estão estreitamente vinculadas ao atendimento das necessidades de produção científica e tecnológica dos países hegemônicos. Já na perspectiva não hegemônica, a produção do conhecimento científico e tecnológico estaria atrelada às realidades e especificidades geopolíticas.

Sob a luz dessas perspectivas, a pesquisa analisou três programas de doutorado ofertados em três universidades da região: Programa de Pós-Graduação Doutorado em Geografia, no Campus de Francisco Beltrão da Unioeste; Programa de Pós-Graduação Doutorado em Desenvolvimento Regional, abrigado no Campus de Pato Branco da UTFPR; e Programa de Pós-Graduação Doutorado em Agronomia, também do Campus de Pato Branco da UTFPR.

Os resultados da pesquisa indicaram que os programas, em suas ações de internacionalização e no recorte histórico utilizado (2008 – 2023), não se encaixam nas duas perspectivas estudadas, uma vez que não estariam enquadrados nas categorias que fundamentam as duas perspectivas. No entanto, o estudo destaca as importantes contribuições que as universidades, independentemente de suas ações internacionalizadas, trazem para o desenvolvimento social e econômico da região Sudoeste do Paraná. De acordo com o pesquisador, os projetos de pesquisa desses programas estão focados diretamente no desenvolvimento da região sudoeste do Paraná: “as universidades atuam como ‘carros chefes acadêmicos’ e trazem um retorno social para a região, a partir da realização de pesquisa, ensino e extensão”, explica Celso.

O pesquisador ainda aponta para a necessidade de um debate mais aprofundado sobre o papel da internacionalização da educação superior no contexto regional, levando em consideração as especificidades e necessidades locais: “considero importante repensar o conceito de Universidade de Classe Mundial, buscando modelos mais inclusivos e que atendam às demandas das diferentes realidades regionais”, destaca.


Sobre a Pesquisa:

  • Título da Tese de Doutorado: A Internacionalização da Educação Superior na Pós-Graduação das Universidades do Sudoeste do Paraná (UNIOESTE/UTFPR/UFFS): Qual(is) Perspectiva(s)?
  • Autor: Professor Celso Hotz
  • Orientadora: Professora Dra. Isaura Monica Souza Zanardini
  • Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Tese disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6841

Na foto: Professor Celso Hotz - Autor da Tese

Campus Francisco Beltrão da UTFPR

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