Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
Professores da UTFPR-FB participam da organização da VIII Reunião Paranaense de Ciência do Solo

Professores da UTFPR-FB participam da organização da VIII Reunião Paranaense de Ciência do Solo

Publicado 5/11/2023, 2:42:01 PM, última modificação 5/11/2023, 9:38:41 PM
Evento volta a ser realizado no Sudoeste do Paraná, agora em Dois Vizinhos

Nos dias 16, 17 e 18 de maio, a cidade de Dois Vizinhos é sede da VIII Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS). Promovido pelo Núcleo Paranaense de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS), vinculado à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), o evento técnico científico é destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais, técnicos, extensionistas e comunidade geral.

A RPCS possui periodicidade de dois anos, tendo ocorrido pela primeira vez em 2009, no município de Pato Branco. A organização desta edição é realizada pela UTFPR, representada por docentes dos Campi Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pato Branco e Santa Helena, bem como, pelas seguintes instituições parceiras: Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR-PR); Instituto Federal do Paraná Campus Palmas; e Unisep Campus Dois Vizinhos, onde ocorrerá o evento. Pelo Campus Francisco Beltrão da UTFPR participam da organização os professores Eder da Costa dos Santos, Jonatas Thiago Piva, Michelle Milanez França e Thalita Grando Rauen. 

A edição deste ano traz o tema “Conservação do Solo e da Água no PR: avanços, retrocessos e (re)usos”. De acordo com o organizador geral do evento, Paulo Cesar Conceição, professor da UTFPR Dois Vizinhos, o tema “foi pensado priorizando fomentar o debate sobre os 50 anos do Sistema Plantio Direto, completados em 2022, buscando subsidiar o debate da situação atual desse sistema no Paraná, bem como os desafios e perspectivas para o seu futuro”.

Para a professora Michelle Milanez França, “a RPCS é um importante evento da área, de abrangência regional, congregando profissionais, técnicos, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o Estado”. A professora também considera que a realização do evento no Sudoeste é oportuna para o Campus Francisco Beltrão, tendo em vista que “possibilita que os alunos tenham acesso a um evento de qualidade, com pesquisadores de grande relevância na área de Ciência do Solo, além de poderem apresentar seus trabalhos científicos”. 

Na edição deste ano, os 25 melhores trabalhos avaliados na VIII RPCS poderão compor artigos em número especial da revista “Brazilian Archives of Biology and Technology", avaliada no último Qualis Capes como A4, sendo portanto uma ótima oportunidade de publicação científica.

Além da apresentação de trabalhos, o evento contará com palestras, painéis, mesas redondas, happy hour científico e tarde de campo na fazenda experimental da UTFPR Dois Vizinhos. A programação completa do evento pode ser conferida no site: https://www.even3.com.br/rpcs2023.