Rondon
Os oito alunos da UTFPR de Francisco Beltrão selecionados para a Operação Serra do Cachimbo, do Projeto Rondon, estão preparando as oficinas que serão ofertadas aos moradores de Guarantã do Norte, Mato Grosso. Os trabalhos serão desenvolvidos nos grupos de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. A equipe iniciará os trabalhos no dia 14 de julho. O objetivo é contribuir com soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais.
O projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com a participação de outros ministérios e com o apoio das Forças Armadas. No mês de abril, a professora que coordena os trabalhos no câmpus Francisco Beltrão, Maici Leite, participou da viagem precursora na qual conheceu inloco as necessidade e particularidades de Guarantã do Norte para adequação das oficinas que foram submetidas. “Teremos um grande desafio já que o município tem um diferencial em extensão. Há assentamentos que ficam há 45 quilômetros e a nossa equipe estará sempre se deslocando. Ao mesmo tempo percebi que a cidade é afetiva e receptiva. A visita também auxiliou a pensar mecanismos para interagir com os moradores,” esclareceu Maici.
Os universitários com perfil proativo foram selecionados por meio de edital e estão se encontrando semanalmente para organizar as oficinas. Alana Caroline Franceiskievicz, da Engenharia Química, que integra a equipe, conta que viu no Rondon uma oportunidade de fazer a diferença na comunidade “as oficinas são uma forma de melhorar a realidade das pessoas e para mim é uma oportunidade pessoal de exercitar a cidadania”, afirmou. Já Gean Carlos Leandro, também estudante da Engenharia Química, enfatiza que também é uma oportunidade de novos conhecimentos “além das oficinas propostas, o Rondon nos pediu outras e vamos aprender para ensinar. Enquanto engenheiros também vamos trabalhos em situações diversas, já que qualquer instituição é formada por pessoas e o Projeto vai nos propiciar este convívio”, destacou.
As representantes do curso de Engenharia Ambiental, Aloma Hancke, Fernanda Barizon e Jessica Maiara Viceli, estão ansiosas para a Operação. “Acho o Rondon maravilhoso, duas colegas já participaram e os relatos delas me motivaram ainda mais e assim que passei da segunda metade do curso (requisito para se inscrever) participei do processo de seleção e estou animada”, comemorou Aloma. Questionada sobre eventuais dificuldades Jessica afirmou que será um grande desafio já que o modo de viver, de pensar e a cultura são diferentes e a própria convivência com o grupo. “Será um grande desafio mas certamente conseguiremos ajudar ao próximo e fazer algo de relevante pela comunidade”.
Os alunos da licenciatura em Informática, Darlan de Barba, Natiele Aparecida Minusculi e Ana Paula Perin fazem parte do grupo. Natiele acredita que o fato de estudar licenciatura pode facilitar, “já tive um pouco de experiência com o Pibid, claro que as realidades são diferentes, mas a forma de abordagem pode facilitar”, argumentou.
Oficinas ofertadas
COMUNICAÇÃO
Oficina: Internet e pesquisa avançada com foco nas políticas sociais do governo.
Oficina: Ferramentas OpenOffice (ou MS Office) para preparação de documentos e materiais informativos (folders, jornais, declarações, …)
Oficina: Mídia Digital e Social (gerenciamento)
Oficina: Comunicação Comunitária
Oficina: Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna
Oficina: Rádio Comunitária
Oficina: Jornal Comunitário
MEIO AMBIENTE
Oficina 01: Saneamento Básico e Fossa Séptica Biogestora
Oficina 02: Captação da água e uso consciente
Oficina 03: Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar.
Oficina 04: Produtos de limpeza ecológicos
Oficina 05: Filtro clorador de baixo custo
Oficina 06: Compostagem para donas de casas e pequenos
Oficina 07: Manejo Integrado de Culturas e Pragas em Olericultura Orgânica Produção de um biofertilizante
TRABALHO
Oficina: Associativismo, cooperativismo e empreendedorismo
Oficina: Atualização em Linux para servidores municipais
Oficina: Ferramentas para Gerenciamento de Projetos
Oficina: Gestão pública e de projetos para servidores municipais
Oficina: Turismo e Esportes
Oficina: Desenvolvimento do Turismo local
Oficina: Educação Financeira Familiar
TECNOLOGIA E PRODUÇÃO
Oficina: Refeição principal: reaproveitamento de alimentos
Oficina: Sobremesa: reaproveitamento de alimentos
Oficina: Horta orgânica (vertical)
Oficina: Higienização e conservação de alimentos
Atualizado em: 24/04/2017