Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
Segurança Alimentar

Segurança Alimentar

Publicado 7/31/2019, 9:45:55 AM, última modificação 10/31/2022, 8:28:34 PM
Grupo lança livro para auxiliar produtores de queijo colonial

Um projeto desenvolvido pela UTFPR de Francisco Beltrão beneficia os produtores de queijo colonial artesanal da região sudoeste. Entre as atividades, coordenadas pelas professoras, Andréa Badaró e Fabiane Cislaghi, há o diagnóstico das agroindústrias produtoras, análises laboratoriais da água, do leite e dos queijos, orientação técnica e qualificação.

Outra ação do projeto é a publicação do livro "Segurança Alimentar na produção do Queijo Colonial Artesanal". Os dois volumes estão disponíveis gratuitamente para download e tratam, entre outros temas, sobre a Saúde e sanidade do rebanho, Qualidade do leite, Boas Práticas de Fabricação, Higiene e Sanitização, Maturação, Legislação, Gestão da Qualidade e Rotulagem.

O livro é destinado a todos que estudam, trabalham na área ou que simplesmente apreciam queijo. Ele foi elaborado por diversos profissionais e teve como parceiros o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Central Cresol Baser, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA, Argentina).