Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
Semana Acadêmica de Informática da UTFPR-FB abordou a capacidade de superação

Semana Acadêmica de Informática da UTFPR-FB abordou a capacidade de superação

Publicado 4/28/2023, 8:30:11 PM, última modificação 4/28/2023, 8:41:03 PM
Evento proporcionou um momento de integração entre comunidade acadêmica e empresarial

Foi com o intuito de promover a troca de experiências, disseminar conhecimentos atuais, discutir as tendências de mercado da computação, e em especial, abordar sobre a capacidade de lidar e enfrentar situações adversas, que a UTFPR de Francisco Beltrão sediou, nos dias 11, 12 e 13 de abril, a I Semana Acadêmica de Informática. Com uma programação repleta de atividades sobre temas relacionados à área, o evento reuniu estudantes do curso de Licenciatura em Informática, do novo curso de Sistemas de Informação, comunidade acadêmica, além de instituições e profissionais da área.

A palestra de abertura já reservava um dos grandes momentos do evento. Intitulada "Ser Motivado é o Segredo do Sucesso", foi ministrada por Cleverson Rossi, que é formado em Sistemas de Informação, Pós-Graduado em Tecnologia Java e atua profissionalmente como programador. Cleverson tem limitação nos movimentos das mãos e programa com os pés. Em sua palestra pôde compartilhar com o público um pouco de suas experiências, demonstrando uma incrível capacidade em enfrentar dificuldades e determinação para superar obstáculos. A abertura do evento contou ainda com a participação da Orquestra da UTFPR de Francisco Beltrão, conduzida pelo maestro Mauro César Cislaghi.

No segundo dia do evento os destaques foram as mesas de discussões. Em um desses debates, que contou com representantes do setor empresarial da área de Tecnologia da Informação (TI) de Francisco Beltrão, a pauta foi o cenário atual da região e as oportunidades de trabalho. Já em outra mesa de discussão a participação foi dos alunos egressos do curso de Licenciatura em Informática, que contaram um pouco sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais após a conclusão do curso de graduação.

No terceiro e último dia, o destaque foi a palestra ministrada por Andrei Brancalione e Márcio Falcão, que contaram um pouco sobre a estrutura organizacional de Tecnologia da Cresol e as possibilidades de atuação de um profissional da área de TI.

A I Semana Acadêmica de Informática também ofertou oficinas sobre variados temas, apresentadas pelos próprios alunos ou egressos, sendo algumas dessas oficinas: inteligência artificial; criação de jogos; impressão 3D; computação em nuvem; robótica; internet das coisas; programação em blocos; entre outras. Foi ainda organizada uma sala temática sobre videogames com exposição de aparelhos antigos e modernos. Na parte cultural, além da participação da Orquestra da UTFPR de Francisco Beltrão, houve apresentações de uma Banda de Pop-Rock formada por professores e estudantes dos cursos de graduação do Campus.

Para o professor Wellton Costa de Oliveira, organizador do evento, a I Semana Acadêmica de Informática foi uma oportunidade de troca de conhecimentos e de aproximação entre estudantes e o mercado regional. Wellton destaca que “as inscrições para o evento foram um sucesso, e as oficinas estavam quase sempre lotadas”. Wellton também atribui a qualidade do evento ao trabalho de toda uma equipe na organização, que envolveu professores, técnicos administrativos, alunos e terceirizados, além do apoio da comunidade externa: “me sinto muito feliz com o resultado do evento e com a certeza de que em 2024 será ainda melhor“.

Já o professor Marcos Mincov Tenório, coordenador do curso de Sistemas de Informação, considera que o evento “conseguiu integrar os novos alunos do curso com toda a comunidade acadêmica, além de apresentá-los às diversas oportunidades dentro da Universidade e do mercado de trabalho”.