Setembro Amarelo

Publicado 9/20/2019, 3:31:04 PM, última modificação 10/31/2022, 8:27:40 PM
Câmpus sedia ações acerca da Valorização da Vida

Em setembro, mês mundialmente destinado a Campanhas de Preservação e Valorização da Vida, a UTFPR de Francisco Beltrão promove ações e lugares para o debate do tema com palestra e mesa redonda. A universidade vestiu simbolicamente a cor amarela, utilizada pela Campanha (setembro amarelo).

Na quarta-feira (dia 11), às 19h30, aconteceu uma mesa redonda sobre a Importância da Prevenção ao Suicídio com a médica psiquiátrica Rafaela Pavan e a psicóloga Giliane Schmitz. Na quarta-feira (18) houve uma palestra com o tema Os Transtornos do dia a dia e suas Consequências, com o médico Osvaldo Gonçalves Ramos Júnior e sobre a Importância do Esporte para a Saúde Mental, com a psicóloga Alessandra Vieira Fernandes.

Na palestra do dia 18, o médico procurou alertar sobre os indícios das doenças mentais, prevenção ao suicídio e também a importância da empatia no dia a dia. Segundo Osvaldo, o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens e adolescentes, perdendo apenas para acidentes de carro, e com um crescimento de 40%. Ao alertar sobre a importância da empatia, ele relembra que as pessoas se tornam cada vez menos empáticas, “nós entramos num ritmo frenético de vida que não paramos para mais nada, não paramos nem para cuidar das nossas próprias vidas, imagina a dos outros”, destaca. Um dos alertas foi a questão de levar a doença a sério, “não é frescura não, é doença. É doença que não está sendo diagnosticada e não está sendo tratada”, declara Osvaldo.

O esporte foi destaque na palestra da psicóloga que esclareceu os efeitos fisiológicos e psicológicos da prática esportiva. “Com a prática regular de alguma atividade física há interações que causam mudanças positivas no bem-estar e melhoram a saúde mental, desde que a prática seja feita de maneira saudável”, reitera Alessandra.

Outras ações

As ações foram realizadas pela Subcomissão de Saúde Mental do câmpus, em parceria com a Associação Atlética X de Maio. Para lembrar sobre a importância da Campanha houve a aplicação de laços amarelos em todas as portas, a instalação de um refletor amarelo no totem da universidade, frases de motivação espalhadas pelo campus e também foram convidados acadêmicos e servidores a vestirem amarelo no dia 18.