SICITE

Publicado 10/26/2017, 12:57:55 PM, última modificação 10/26/2017, 12:58:47 PM
Alunos do Câmpus Francisco Beltrão recebem premiação durante Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

O Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite) acontece todos os anos na UTFPR e está em sua 22ª edição. Nesse ano o evento aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de outubro no Câmpus de Londrina. Durante esses dias, os alunos de todos os Câmpus tem a oportunidade de apresentar os resultados obtidos em suas pesquisas de iniciações cientificas.

Nessa edição três alunos do Câmpus de Francisco Beltrão receberam premiação em seus trabalhos. Evellin Medeiros Otto com o Empreendedorismo social: instrumento para a inovação, orientada pela professora Paula Zarelli; Alessandra Suzin Bertan com o trabalho de Avaliação da atividade mutagênica e citotóxica do gengibre usando sistema-teste, orientada pela professora Elisângela Düsman e Ana Paula Ranzan com a pesquisa de Quantificação da erosão laminar na bacia hidrográfica do rio Marrecas, no Sudoeste do Paraná, orientada pelo professor Júlio Caetano Tomazoni.

Alessandra, que é estudante de Engenharia Química e bolsista, conta que desde o início da universidade faz iniciação científica “e isso está sendo muito importante para adotar um senso crítico e investigativo. Nem sempre os experimentos tiveram êxito e foi necessário repeti-los. É na repetição que está o maior progresso do conhecimento, pois fui desafiada a encontrar os fatores que interferiram na análise”, argumentou. Para a universitária o prêmio foi um incentivo para continuar seus trabalhos na área de pesquisa.