Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
Sistemas de Informação é uma das novidades da UTFPR Francisco Beltrão para 2023

Sistemas de Informação é uma das novidades da UTFPR Francisco Beltrão para 2023

Publicado 2/14/2023, 7:23:03 PM, última modificação 2/14/2023, 8:07:47 PM
Outra novidade é a oferta do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária

Em 2023 Francisco Beltrão e região Sudoeste do Paraná contam com mais opções de cursos de graduação na rede pública de ensino superior. O campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-FB) passa a ofertar, já no primeiro semestre de 2023, vagas para o curso de Sistemas de Informação. Para o segundo semestre a novidade será o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Com isso, a UTFPR-FB agora oferta 220 vagas para ingresso de estudantes por período letivo, distribuídas em 5 cursos de graduação presenciais.

Sistemas de Informação

Segundo levantamento realizado por uma comissão de trabalho da própria Universidade, o Brasil está entre os países em que mais se investe em Tecnologia da Informação (TI). A perspectiva é que esse cenário de investimentos e crescimento se mantenha, uma vez que a eficiência operacional, qualidade e competitividade de organizações, assim como, a transformação de negócios, da economia, da política e da sociedade, estão relacionadas com o desenvolvimento dessa área.

Diante desse contexto e para atender a uma demanda da sociedade, especialmente as carências regionais, a UTFPR-FB propôs a criação e agora está autorizada a ofertar, o curso de graduação em Sistemas de Informação. O curso tem como objetivo proporcionar a formação ampla de profissionais com foco para atuar na área de TI.

Para o coordenador do curso, Marcos Mincov Tenório, a criação desse curso de graduação foi estratégica, visto que em decorrência da falta de profissionais de TI no mercado regional e nacional, atende a um anseio da sociedade para esse tipo de formação. Marcos acrescenta que a matriz curricular foi estruturada de forma a contemplar uma formação profissional ampla e diversificada, dentro da grande área da Computação, mas também incluindo formação em Matemática, Administração e Humanidades. Dessa forma, o aluno egresso poderá atuar em diversas áreas, abrangendo pesquisa, gestão, desenvolvimento, aplicação e avaliação de Sistemas de Informação.

O curso é ofertado na modalidade presencial, no período noturno, com duração de 4 anos (8 semestres letivos). O ingresso é semestral, com 44 novas vagas disponibilizadas por semestre.


Engenharia Ambiental e Sanitária para o 2º semestre

Outra novidade para 2023 será a oferta, a partir do 2º semestre de 2023, do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária. A UTFPR-FB já ofertava, desde 2009, o curso de Engenharia Ambiental. Ocorre que, em virtude da aprovação de um novo Projeto Político Pedagógico, a matriz foi toda reformulada, ampliando os componentes curriculares de modo a proporcionar a habilitação do profissional formado para atuar também na área Sanitária.

De acordo com o coordenador do curso, Adir Silvério Cembranel, essa mudança “amplia as áreas de atuação do profissional no mercado de trabalho, o que possibilita uma melhor remuneração e empregabilidade.“ Apesar do aumento das atribuições profissionais, Adir coloca que o curso sofreu uma redução de 190 horas na sua carga horária total, mesmo com a inserção de novas disciplinas: “a nova matriz atende as novas regulamentações do MEC, ofertando um curso baseado em competência, com uma metodologia inovadora. Além disso, as disciplinas extensionistas possibilitam ao aluno uma maior proximidade com a comunidade e mercado de trabalho”, completa o coordenador.

O curso será ofertado na modalidade presencial, no período diurno (manhã e tarde), com duração de 5 anos (10 semestres letivos). O ingresso será semestral, com 44 novas vagas disponibilizadas por semestre.

Prestes a completar 15 anos, UTFPR Francisco Beltrão se consolida

Instalada no dia 03 de março de 2008, a UTFPR-FB está prestes a completar 15 anos de existência. O aniversário do campus ocorre em um momento importante, de crescimento da instituição. No início de 2022, por problemas para viabilizar a abertura do novo curso de Agronomia e pela impossibilidade de abrir novas turmas do curso de Licenciatura em Informática, o campus chegou a diminuir o número de cursos e consequentemente de vagas ofertadas. Na ocasião, foram disponibilizadas para ingresso 132 vagas, distribuídas em 3 cursos de graduação. Hoje, 1 ano depois, são disponibilizadas 220 vagas, distribuídas em 5 cursos de graduação.

O Diretor de Graduação e Educação Profissional, André Zuber, comenta que Francisco Beltrão é o campus mais novo da UTFPR no Sudoeste do Paraná. As aberturas dos cursos de Agronomia, iniciado no 2º semestre de 2022, e agora de Sistemas de Informação, são novidades importantes que acontecem em um momento de comemoração: “os projetos pedagógicos desses cursos foram elaborados de maneira a aproximar a formação destes novos profissionais com as demandas locais, baseando-se tanto nas expectativas dos futuros alunos quanto nas necessidades do mercado de trabalho”, aponta André. Além dos novos cursos implantados, André acrescenta que os projetos pedagógicos dos outros cursos de graduação também foram reformulados. Entre as principais mudanças, destaca “as novas unidades curriculares, uma vinculação mais consistente com projetos de extensão, projetos integradores, uma formação mais ampla na área de humanidades, trilhas de formação específica e, o principal, a formação de novos engenheiros a partir do desenvolvimento de competências profissionais bem definidas.”

Já para o Diretor-Geral do campus, Hernan Vielmo, a abertura dos novos cursos demonstra que a UTFPR-FB está em constante busca para a adequação de seus cursos às novas realidades sociais e do mercado de trabalho: “essas mudanças advém da aproximação que a Universidade faz com a comunidade. São estágios acadêmicos, trabalhos de conclusão de cursos, projetos de extensão, cursos de especialização lato e stricto sensu. Todas essas ações permitem a interação da Universidade com as principais demandas e desafios da sociedade e, por consequência, a percepção da necessidade de adaptação curricular. É um cenário de constantes e rápidas modificações, e a Universidade precisa estar sempre atualizada”, conclui.

Processo seletivo para ingresso em curso de graduação no primeiro semestre de 2023

Os interessados em ingressar em um dos cursos de graduação da UTFPR-FB devem realizar a sua inscrição pelo site do Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal (SISU), no período de 16 a 24 de fevereiro de 2023. A inscrição é gratuita e o requisito para a inscrição é que o candidato tenha participado da Edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sem ter zerado na redação. A seleção é feita com base nos resultados obtidos no Exame.

Neste semestre, além de Sistemas de Informação, a UTFPR-FB oferta vagas para os cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Engenharia Química.

O campus também oferta cursos de Mestrado: Engenharia Ambiental e Tecnologia de Alimentos; além de cursos não regulares de extensão e especialização lato e stricto sensu, visando atender as demandas da comunidade por formação e qualificação.

É importante destacar que, como a UTFPR é uma Universidade Pública Federal, não há cobrança de taxa de matrícula ou mensalidades para cursos de graduação.