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Tecnologia e Educação

Publicado 10/10/2018, 3:30:02 PM, última modificação 10/10/2018, 4:13:22 PM
Software auxilia em prognóstico de transtornos específicos de aprendizagem

Um software desenvolvido durante um Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Informática da UTFPR de Francisco Beltrão poderá auxiliar profissionais das escolas no pré-diagnóstico de transtornos de aprendizagem como discalculia e dislexia. A ferramenta visa otimizar e auxiliar o trabalho de equipes pedagógicas e multidisciplinares a diagnosticar estes alunos e contribuir com o desenvolvimento das crianças, diminuindo o sofrimento no processo de aprendizagem.

De acordo com dados divulgados no Jornal do Professor, do governo federal, o número de crianças que apresentam algum tipo de distúrbio no processo de aprendizagem é de aproximadamente 5% no país. A discalculia influencia na capacidade de uma pessoa assimilar e manipular números, enquanto a dislexia é relacionada as dificuldades nas formas de linguagem, incluindo problemas de leitura, na aquisição e capacidade de escrever e soletrar.

A ferramenta criada foi o objeto de trabalho da licenciada em Informática, Edenilce Walnot. Ela conta que a vontade de trabalhar com esta área surgiu a partir da observação da dificuldade que muitos alunos apresentam em cálculos na própria universidade e também a partir da observação em seu estágio. “Estagiei em sala de recursos (salas especializadas ofertadas pelo estado) e ouvia muito sobre a dificuldade de aprendizagem. Muitas vezes a escola não tem recursos suficientes para que essas dificuldades sejam investigadas mais a fundo o que pode dificultar o processo de diagnóstico e tratamento”, destaca a egressa.

Software

O software foi desenvolvido a partir de um sistema especialista. Este tipo de sistema é construído para representar o comportamento de especialistas humanos. Neste caso em específico ele foi criado com base bibliográfica utilizada na formação do conhecimento de psicólogos educacionais, um profissional muitas vezes ausente nas escolas e fundamental para o diagnósticos de transtornos.

Com esta base de dados e a partir da resposta dos alunos a determinadas perguntas o sistema é capaz de gerar um relatório com um prognóstico da situação, dizendo se ele apresenta transtornos de aprendizagem e qual a melhor forma de tratamento, sempre embasado na literatura. “É aí que entra novamente o especialista humano. Com o relatório em mãos ele irá validar e dar os devidos encaminhamentos para o tratamento do aluno”, esclarece o professor orientador do trabalho, Francisco Reinaldo.

A equipe trabalhou com a versão alfa do sistema, que é testada em laboratório e não aplicada diretamente no público-alvo. Batizado de CDDilexDiscalc, por ser inédito ou possuir características diferentes de outras soluções já registradas o software recebeu o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).  Para o chefe do Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos da UTFPR de Francisco Beltrão, Paulo Junior Varela, “isto é muito importante pois é um indicador de que a universidade está produzindo conhecimento, além de ser um indicador de qualidade e inovação e abrir portas para novas parcerias com empresas para transferência de tecnologia”, enfatiza.

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