Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
UTFPR-FB inaugura Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas com foco em equidade e diversidade

UTFPR-FB inaugura Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas com foco em equidade e diversidade

Publicado 6/9/2025, 5:27:21 PM, última modificação 6/10/2025, 2:19:13 PM
Novo espaço promove a inclusão e o fortalecimento cultural na universidade.


A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB) deu um passo importante em seu compromisso com a equidade e à diversidade com a inauguração de um espaço próprio para o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI). A cerimônia, que ocorreu no último dia 05, marcou um momento histórico para a instituição, no que diz respeito ao fortalecimento da identidade cultural afro-brasileira e indígena, e à construção de uma universidade mais inclusiva. O evento contou com apresentações artísticas e culturais, além de discursos de representantes do poder público e da própria Universidade.

O diretor-geral do Campus Francisco Beltrão , Paulo Júnior Varela,  destacou a importância do espaço para a comunidade. "Nós precisávamos desse espaço, para estudos, diálogos, compreensão e proposições, em busca de um mundo mais justo e igualitário. Agradeço a todas as pessoas que contribuíram para que isso se tornasse realidade. Que tudo aquilo que for desenvolvido no NEABI ecoe na sociedade", afirma.

Para o coordenador do NEABI do Campus, José Lúcio da Silva Machado, a materialização do espaço é um processo de valorização de um movimento contínuo para a construção efetiva de mecanismos que contribuam para a superação das desigualdades sociais. "Quando a gente fala desse Neabi, dessa concretização, nos referimos a uma articulação de uma comunidade acadêmica, de diferentes grupos, de entidades que contribuíram nesse processo de articulação e de agentes políticos que viabilizaram a construção dessa estrutura", destaca.

Também compareceram na inauguração a vice-prefeita de Francisco Beltrão , Maria de Lourdes Bertani, a coordenadora da Diretoria de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, vinculada ao Ministério da Igualdade Racial, Leonice Mourad, e a deputada federal Carol Dartora.

A vice-prefeita Maria de Lourdes Bertani ressaltou a importância da iniciativa. "Tudo o que o poder público, as entidades, as universidades puderem fazer para eliminar preconceitos é importantíssimo. Precisamos estudar, dialogar e conhecer a nossa história e a da nossa sociedade".

A concretização do espaço foi viabilizada através de investimentos de R$ 45 mil, o qual permitiu a aquisição de 105 livros, um computador e mobiliário. O valor faz parte de uma emenda parlamentar destinada à UTFPR, indicada pela deputada Carol Dartora. Além disso, o próprio Campus contribuiu com recursos para a pintura interna e externa do local.

A deputada federal expressou sua emoção ao ver a obra concretizada. "Olhar para a inauguração desse Núcleo é falar de uma barreira que estamos rompendo. A barreira da desigualdade, da invisibilidade, do racismo estrutural e institucional que essas questões significam. Comemoramos a consolidação de algo extremamente importante, que não é um tema novo e vem sendo pautado há muitos anos no Brasil, que a desconstrução do racismo, que cria tanta desigualdade no nosso país. Esse é o caminho do desenvolvimento e do futuro. É um passo a mais em direção à justiça social e à equidade", declarou Carol Dartora.

Os livros adquiridos e que agora integram o acervo bibliográfico da biblioteca do Campus são obras sobre a história da luta e a realidade atual dos povos negros e indígenas no Brasil.

Infraestrutura

O novo espaço do NEABI oferece uma infraestrutura organizada em dois ambientes distintos para atender as demandas acadêmicas e extensionistas: a primeira sala foi equipada para favorecer a convivência, o descanso e a leitura, e a segunda sala é dedicada ao desenvolvimento de projetos, reuniões de trabalho e orientação de estudantes de forma reservada.

O NEABI

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) é um espaço dedicado à promoção da equidade racial, ao fortalecimento da identidade cultural afro-brasileira e indígena, e à construção de uma universidade mais inclusiva e comprometida com a diversidade.

Fundamentado nos princípios da justiça social e da valorização dos saberes tradicionais, o NEABI atua como um ponto de encontro entre diferentes culturas, histórias e experiências. Seu trabalho envolve ações de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de visibilizar as contribuições dos povos negros e indígenas na formação da sociedade brasileira e combater todas as formas de preconceito, discriminação e racismo.

Por meio de eventos acadêmicos, projetos interdisciplinares, atividades culturais e parcerias com a comunidade local, o NEABI busca fomentar o diálogo intercultural e promover práticas educativas antirracistas, incentivando a reflexão crítica e o respeito às múltiplas identidades que compõem o tecido social brasileiro.

Fotos da Inauguração

Reportar erro