Notícias
/
Francisco Beltrão
/
UTFPR-FB realiza o II Novembro Negro

UTFPR-FB realiza o II Novembro Negro

Publicado 11/21/2023, 8:17:47 PM, última modificação 11/21/2023, 8:29:49 PM
Atividades evidenciam a história e cultura Afro-brasileira

Créditos das imagens: José Lúcio da Silva Machado

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na segunda-feira (20), é uma data importante para a reflexão e conscientização sobre a história e a cultura Afro-brasileira. É um momento para evidenciar e recordar as lutas, sofrimentos e resistências da população negra no Brasil, que inspiram debates e reflexões para uma sociedade antirracista, mais igualitária e inclusiva. Em referência a isso a Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB) está promovendo o II Novembro Negro. Neste ano o tema é "Desafios do acesso e permanência de negros e negras nas universidades", com a realização de diversas atividades alusivas à temática e que ocorrem durante todo o mês de novembro. 

O II Novembro Negro foi proposto e está sendo coordenado de maneira conjunta pela Comissão de Assuntos para a Diversidade da UTFPR-FB, a Disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Coletivo Negro Irmãos de Dionísia. Participam dos eventos alunos, servidores e comunidade.

O professor José Lúcio Machado, um dos responsáveis pela organização do II Novembro Negro, considera que as ações relacionadas à temática do racismo no Brasil e à valorização da cultura brasileira, contribuem para a formação permanente de alunos e servidores: "Os espaços de discussão e aprendizagem, possibilitam uma reflexão mais profunda e embasada sobre a realidade social e as necessidades de pensar a formação humana na atualidade. São temas complexos e de difícil abordagem, pela forma como estão enraizados à cultura, geralmente reprodutora de preconceitos e do próprio racismo", aponta José.

A programação do II Novembro Negro começou no dia 07 de novembro, com a atividade Curimba com Roberto Pocai, voltada para a interação e apresentação de um dos aspectos da religiosidade e resistência da população negra. No dia 08 a ação realizada foi o "Cineblack: Sessão de Cinema da Consciência Negra". Já no dia 17 os alunos da Disciplina "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena" realizaram uma visita à Comunidade Quilombola de Palmas - PR.

Na tarde do dia 20 ocorreu a Roda de Conversa: "Sou Negro? Negritude e identidade". As atividades do II Novembro Negro continuam nos próximos dias, com os seguintes eventos programados:

Data: 21/11/2023
Atividade: Cineclube: Filme Todos os Mortos
Horário: 20h às 21h30
Local: Online, Via Google Meet: meet.google.com/pgj-qivu-wwy

Data: 22/11/2023
Atividade: "Lugar das Mulheres Negras é nas Engenharias?" - Um estudo em duas Universidades Federais do Paraná.
Horário: 13h30 às 15h30
Local: Auditório do Bloco A da UTFPR-FB

Data: 27/11/2023
Evento: Cinedebate "Dois Estranhos - Curta Metragem"
Horário: 13h30 às 15h
Local: Sala do Calem (G102B) da UTFPR-FB