Abertas inscrições para o Programa de Pré-Doutorado da UTFPR
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) publicou de modo inédito o edital de seleção de Pré-Doutorado (Pré-Doc) para 12 programas de pós-graduação dos câmpus Cornélio Procópio , Curitiba , Pato Branco e Ponta Grossa da UTFPR. O objetivo é selecionar futuros candidatos para a realização do doutorado e atender necessidades organizacionais no campo científico e tecnológico.
O novo programa tem duração de até seis meses, renováveis por igual período, para a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A iniciativa deve necessariamente estar atrelada a um plano de trabalho que vise o estreitamento do vínculo da universidade com um ente público ou privado. “A ideia é abrir a possibilidade para que profissionais com forte atuação no setor produtivo desenvolvam suas pesquisas na nossa instituição. Mais para frente, o objetivo é expandir o edital também para alunos da graduação que tenham um alto desempenho acadêmico. Precisamos fazer aquilo que ninguém faz no Brasil e isso é o que estamos fazendo com o Pré-Doc”, afirma o reitor Luiz Alberto Pilatti.
A classificação para admissão é definida por meio da pontuação de candidatos, com base na entrega da documentação. Os interessados devem encaminhar o formulário de inscrição, o termo de adesão, o termo de anuência do ente e indicar os temas, além de apresentar o título de mestre e o respectivo currículo lattes.
Após essa etapa, os selecionados seguem como residentes, com direito a usar os serviços da UTFPR para elaborar seu plano de trabalho, com uma estratégia de transferência de tecnologia, sob a supervisão de um docente. Depois, é feita a defesa do projeto para a banca avaliadora. Caso seja aprovado, acontece a conversão do estado de residente para o de aluno regular do doutorado.
Até 6 de dezembro, os interessados podem se inscrever para até 12 vagas nos programas dos quatro câmpus. São eles: Engenharia Elétrica (PPGEE), de Cornélio Procópio ; Engenharia Civil (PPGEC), Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM), Tecnologia e Sociedade (PPGTE), Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI), Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), Planejamento e Governança Pública (PPGPGP) e Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), de Curitiba ; Agronomia (PPGAG) e Desenvolvimento Regional (PPGDR), de Pato Branco ; Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), de Ponta Grossa . O início do Pré-Doc está previsto para fevereiro de 2020.
Para saber mais, acesse o edital.