Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Andifes publica nota sobre preocupação das universidades federais diante da situação orçamentária atual

Andifes publica nota sobre preocupação das universidades federais diante da situação orçamentária atual

Publicado 8/30/2017, 11:47:12 AM, última modificação 8/30/2017, 11:47:19 AM

Reitores das instituições federais de ensino divulgam nova nota, desta vez, sobre a preocupação das universidades federais diante da situação orçamentária atual. O assunto foi discutido na última reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada em 24 de agosto.

Segundo a nota, a entidade está “preocupada com o cumprimento das missões de ensino, pesquisa e extensão das universidades públicas federais, gratuitas e com a qualidade que a sociedade brasileira e o desenvolvimento sustentável do país requerem, diante da conjuntura de cortes e contingenciamento de seus orçamentos, vem alertar a sociedade sobre os seguintes problemas atualmente enfrentados: perdas orçamentárias em 2017; limite orçamentário de 2017; orçamento de custeio para 2018; orçamento de investimento para 2018; liberação de Financeiro; recursos próprios; PNE na LDO e defasagem do Aluno Equivalente”.

A nota termina com a afirmação de que “é nessas universidades que se oferece a melhor formação de profissionais de nível superior, como atestado pelo próprio Ministério da Educação; é nas universidades federais que são titulados mais da metade dos mestres e doutores do país; e é nas universidades federais que se produz parte expressiva da ciência e da inovação que geram riqueza e renda para a sociedade brasileira. Por isso, o que está em risco é o futuro do país, não apenas o pagamento das contas do ano de 2017; por isso, é indispensável defender as condições de funcionamento das universidades públicas federais”.

Confira a nota na íntegra

Atualizado em 28/08/2017

Ações