Aprovada alteração do Regulamento do COPPG

O Conselho Universitário (Couni) da UTFPR aprovou, em sua 59ª reunião ordinária, realizada na última sexta-feira (30), alterações no regulamento do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (COPPG) como inclusão de um representante dos cursos de pós-graduação lato sensu na composição do Conselho e alteração no número de vagas para os membros.
Foram ampliadas as vagas de coordenadores de pós-graduação que passaram a ser de sete, e não mais cinco; e de nove grupos de pesquisa, anteriormente eram cinco. A estrutura também foi expandida, com a inserção das câmaras técnicas no Conselho.
O mandato para os eleitos ao COPPG passa a ser de quatro anos com direito a uma recondução, exceto para representantes discentes, cujo mandato será de dois anos. Nos casos em que um suplente participe de mais da metade das reuniões, este poderá ser reconduzido uma vez.
Também houve modificações no processo de escolha de representantes do COPPG. Para técnicos-administrativos, a exigência é de ter, no mínimo, o título de especialista. Para os estudantes, caso não haja indicação das entidades representativas, os colegiados discentes deverão se organizar para isso. No caso dos membros dos campi, será obrigatório que o titular e o suplente sejam de campi distintos, quando a área existir em mais de um campus.
Além disso, em casos de vacância de membros, será convocado o candidato em lista de espera, sem que haja a necessidade de uma nova eleição. Outra modificação foi que a área Multidisciplinar (referente a área de atuação dos representantes dos grupos de pesquisa), que antes contemplava “Ensino, Interdisciplinar, Ciências Ambientais, Biotecnologias e Materiais”, passa a conter os campos “Ciências e Humanidades para Educação Básica”.
O regulamento do COPPG será revisado de acordo com as deliberações do Couni e publicado no Boletim do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos próximos dias.
Para saber mais, acesse a última reunião do Couni no canal oficial da Universidade no Youtube.
Mais sobre
O COPPG é órgão deliberativo e de supervisão em relação à pesquisa e pós-graduação da UTFPR. A composição é feita pela pró-reitora e pelos diretores da área. Também por coordenadores eleitos dos programas stricto sensu; docentes de grupos de pesquisas institucionalizados; discente da pós-graduação stricto sensu; técnico-administrativos; e representante dos cursos lato sensu.
Saiba mais na página do órgão.
Foto: Freepik editada