Assinada adesão ao GoPG para gestão de dados da pós-graduação
A UTFPR assinou no último dia 9, junto à Capes, o termo de adesão ao Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG), que visa adequar a Universidade a um conjunto de parâmetros para a obtenção, organização e padronização do uso e disseminação dos dados relacionados aos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil.
O processo de governança é colaborativo e envolve geração e validação das informações, busca ativa automática de conteúdo de interesse coletivo e individual e as fontes originárias dos dados. Ao assinar o acordo, a UTFPR passa a participar de um grupo de instituições composto até agora pelas Universidades Federais de Goiás (UFG), de Pelotas (UFPel) e do Rio Grande do Norte (UFRN), e a Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp).
Segundo o acordo firmado, a cooperação "se justifica pela necessidade da implementação de ações inovadoras voltada para a simplificação e modernização da integração das informações da pós-graduação stricto sensu do Brasil". A cooperação terá duração inicial de 60 meses.
A assinatura do acordo contou com a participação do reitor Marcos Schiefler, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Claudia Regina Xavier e do diretor de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, André Schneider.
Durante a reunião a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, citou uma possível formação de redes de programas de pós-graduação nas Engenharias, umas das áreas de forte atuação da UTFPR, com programas situados na Amazônia. Segundo a gestora, essa é uma forma estratégica de expansão feita sob demanda e com redução de desigualdades regionais.
*Com informações da CGCom/Capes